Por Itasat
Com a retomada dos voos para Minas, que aumentaram em 162% desde maio, a Secretaria Estadual da cultura e turismo vai intensificar uma campanha publicitária para o destino no estado.
O secretário Estadual de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, disse que os prejuízos nessa pandemia no setor atingiram a R$ 10 bilhões, mas ele lembra que o segmento está se recuperando.
“No início do ano, nós tivemos uma queda de 62% depois chegou a 90% das viagens. Agora, no mês de junho, houve uma certa retomada do setor. Os voos aumentaram em 116%. Isso nos deu esperança e eu acho que é preciso. É muito importante ter em mente que é preciso sair também com consciência. O Minas conscientes do governo de Minas tem um papel estruturante para como o turismo, que vem se preparando com os protocolos, e como isso pode se dar de forma efetiva”, explica.
O secretário lembra que algumas cidades do estado não fecharam durante a pandemia, mas mantiveram a segurança sanitária durante esse período. “Nós temos um exemplo muito bom que é Monte Verde, que não fechou e teve uma reduzido 60% da ocupação, mas possibilitou que não houvesse perdas tão grandes de emprego como nós tivemos nos últimos meses chegarão a 62 mil desempregados do período. A retomada consciente é o que a gente espera”, explicou.
Leônidas Oliveira aproveitou para exaltar alguns atrativos mineiros que podem ajudar na retomada desse setor. “Para essa retomada consciente, temos promoção do que Minas tem de melhor, como a gastronomia e o turismo cultural. Em parceria com o Ministério do Turismo, a gente está terminando essa parceria para que a gente possa de forma consciente retomar economia”, afirmou.