RR MÍDIA 3
Coperlidere
Força-tarefa

Bombeiros dão continuidade a buscas na Tragédia de Brumadinho em meio a feriado prolongado

Operação conta com 60 militares, que buscam 11 pessoas ainda desaparecidas

05/09/2020 08h52
Por:

Por Itasat

O Corpo de Bombeiros anunciou que não deve interromper as buscas na região da Tragédia de Brumadinho mesmo em meio ao feriado prolongado da Independência. A operação conta com 60 militares, que vasculham a área da lama em busca de novidades sobre as 11 pessoas que ainda estão desaparecidas.

Segundo o coronel dos bombeiros, Alexandre Rodrigues, novos métodos foram adotados pela corporação na retomada da operação, que foi suspensa por seis meses por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

"O diferencial dos trabalhos que estão sendo realizados agora é que, neste período de paralisação, podemos realizar trabalhos de preparação do terreno com obras de drenagem, pois no local passam  vários cursos de rio que deixavam a terra encharcada, dificultando a visualização de possíveis encontros. Também podemos apurar nossos estudos matemáticos de probabilidades quanto ao local em que as vítimas poderiam ser encontradas, fazendo cruzamento de dados, que estão propiciando bons resultados", explicou.

Coronel Rodrigues também faz um balanço sobre os trabalhos de resgate após a retomada das operações.

"Nesta primeira semana, tivemos alguns encontros de segmentos ósseos, que ainda serão estudados e analisados pela perícia da Polícia Civil. Também encontramos uma caminhonete que se encontrava mais a montante da barragem, que nas imagens do rompimento podia ser visualizada logo abaixo da estrutura. Ela estava desaparecida desde o primeiro dia de buscas. Então, era um grande objetivo encontrá-la. Infelizmente, a vítima não se encontrava dentro do veículo. Com esse encontro, reduzimos em muito a dimensão da área de maior probabilidade de encontrar esta vítima", disse.

Ainda segundo o militar, para dar prosseguimento às operações de busca, as medidas de prevenção ao coronavírus estão sendo respeitadas.

"O protocolo vem sendo cumprido à risca. São procedimentos dos militares a testagem antes de virem para Brumadinho. Os procedimentos de higiene e distanciamento também são adotados nos locais de alimentação, durante o transporte da equipe. Com tudo isso, aumentamos ainda mais nossas expectativas de encontrar os 11 desaparecidos para colocar fim a este ciclo triste e trazer um pouco mais de tranquilidade aos familiares", finalizou. 

No total, 270 pessoas morreram pela tragédia, além de dois bebês, que estavam nas barrigas das mães.