RR MÍDIA 3
Coperlidere
Novo presidente

Ao menos cinco autoridades que compareceram à posse de Fux no STF contraíram a covid-19

Além de Fux, também contraíram o novo coronavírus o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, os ministros do Superior Tribunal de Justiça Luis Felipe Salomão e Antonio Saldanha e a presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Maria Cristina Peduzzi

17/09/2020 10h44
Por:

Por Itasat

Ao menos cinco autoridades que compareceram à solenidade que marcou o início da presidência do ministro Luiz Fux no Supremo Tribunal Federal (STF) contraíram o novo coronavírus. Nesta terça-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi, informaram que testaram positivo para covid-19.

Maia afirmou estar bem, sem sintomas mais graves da doença. Segundo a assessoria do TST, Maria Cristina “apresenta bom estado de saúde, com sintomas leves da doença e deve permanecer hospitalizada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, até alta médica”. Durante o período de afastamento, a presidência do TST será exercida pelo vice-presidente do Tribunal, ministro Vieira de Mello Filho.

Fux tomou posse na última quinta-feira (10), em uma cerimônia enxuta, com cerca de 50 convidados, por causa das restrições impostas pela pandemia do coronavírus. “Marcaram a posse presencial sem consultar os integrantes. Ponderei ao (então) presidente Dias Toffoli que, por mim, seria por videoconferência. Fui porque tinha que falar em nome do tribunal. Não fosse isso não teria ido”, disse o ministro Marco Aurélio Mello, que fez uma homenagem a Fux durante a cerimônia.

O cerimonial do STF colocou placas de acrílico entre as cadeiras dos ministros, em um esforço para reduzir riscos e proteger as autoridades da disseminação do vírus. Presentes na cerimônia, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro testaram positivo para covid-19. Salomão e Saldanha passam bem e têm participado de sessões de julgamentos.

Na última segunda-feira (14), a assessoria do STF informou que Fux foi diagnosticado com a covid-19. Segundo o tribunal, o ministro buscou atendimento médico, no Rio, após apresentar aumento de temperatura corporal e o resultado do teste deu positivo. “A suspeita é de que ele possa ter contraído o vírus em almoço de confraternização familiar no sábado”, disse o STF, em nota. Fux “passa bem” e ficará em isolamento pelos próximos dez dias. O ministro presidiu a sessão do STF desta quarta-feira.