Por Itasat
Autoridades dos Estados Unidos emitiram alerta no último final de semana sobre a presença de uma “ameba comedora de cérebro” no sistema de abastecimento de água, depois que um menino de seis anos morreu em Houston, no Texas. O garoto sentiu dores de cabeça, vômito e febre e foi encaminhado a um hospital, mas não resistiu.
O alerta foi emitido sobre o abastecimento em oito cidades americanas, que são atendidas pela companhia de água Brazosport Water Authority. Conforme o comunicado, a água tem a presença da ameba Naegleria Fowleri, que foi encontrada em uma torneira na casa do menino.
Autoridades locais distribuíram água em caixas à população e, segundo relatos da imprensa local, os moradores da cidade estocaram garrafas d'água. Esse tipo de ameba é encontrada no solo, lagos quentes, rios e fontes termais e também pode ser encontrada em piscinas mal conservadas ou sem cloro. A recomendação das autoridades é que os moradores fervam a água antes de utilizá-la, até que o sistema de abastecimento seja desinfetado.
Essa ameba entra no corpo por vias nasais e caminha no corpo até chegar ao cérebro, onde causa aos danos.
Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), 145 pessoas foram infectadas com a ameba de 1962 a 2018 e apenas quatro sobreviveram.