Por Itasat
Após levar um susto no começo do jogo, quando saiu atrás no placar, o Atlético reagiu e fez uma apresentação exuberante no Mineirão. Atuando em um ritmo alucinante, o Galo precisou de menos de 30 minutos no primeiro tempo para mandar quatro bolas nas redes e golear o Vasco por 4 a 1, na noite deste domingo, no Mineirão, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em um golaço de bicicleta, Benítez abriu o placar para o Vasco, logo aos oito minutos de jogo. Mas o Galo não demorou a acordar e passou o trator em cima dos cariocas marcando quatro gols em 23 minutos. Guilherme Arana (aos 13), Savarino (aos 17), além de Guga (aos 28) e Keno (aos 36), ambos em cobranças de pênalti, resolveram o jogo para o Galo ainda na etapa inicial.
A goleada fez o Galo ampliar a vantagem na liderança do Brasileirão. O time alvinegro chegou aos 27 pontos e abriu cinco de diferença para o Internacional, segundo colocado, e para o Palmeiras, terceiro, ambos com 22.
Foi a sexta vitória seguida do Galo em casa e o time manteve os 100% de aproveitamento como mandante na competição. No Mineirão, o Atlético superou Corinthians, Ceará, São Paulo, Red Bull Bragantino, Grêmio e Vasco.
Agora, o Galo volta a campo na próxima quarta-feira (7), às 21h30, para enfrentar o Fortaleza, no Castelão, pela 14ª rodada do Brasileirão. Também na quarta, mas às 19h15, o Vasco visita o Bahia, no estádio Pituaçu.
O jogo
Recuperado de fratura no nariz, Réver voltou ao time e foi a única mudança em relação ao time que venceu o Grêmio, na rodada passada. Mas foi justamente o zagueiro que falhou no começo do jogo ao cabecear para trás tentando recuar para Everson, mas mandando a bola no peito de Benítez. O jogador do Vasco dominou e acertou uma bela bicicleta, sem chances para o goleiro atleticano. Ouça o gol na narração de Mário Henrique!
Mas após a bobeira no início do jogo, o Atlético “acordou” e empatou e virou em nove minutos em um ritmo alucinante. Aos 13, após jogada pela direita, a bola chegou na área para Nathan, que escorou para Guilherme Arana mandar uma bomba no cantinho. Ouça o gol na narração de Mário Henrique! A virada veio quatro minutos depois. Keno invadiu a área pela esquerda, a defesa vascaína não conseguiu cortar, e Savarino mandou para as redes. Ouça o gol na narração de Mário Henrique!
O Galo não parava. Era ataque atrás de ataque, sufocando o adversário. Até que Nathan foi derrubado na área e o árbitro Leandro Pedro Vuaden não teve dúvida e apontou pênalti. Guga foi para a cobrança, deslocou Fernando Miguel e fez o terceiro do Atlético no Mineirão aos 28 minutos. Ouça o gol na narração de Mário Henrique!
Irritado com o seu time, que estava perdido em campo, o técnico Ramon Menezes promoveu duas alterações no Vasco aos 35 minutos. Entraram Pikachu e Marcos Júnior nos lugares de Carlinhos e Vinícius, respectivamente.
De nada adiantou. Segundos após as mudanças, o Vasco levou o quarto gol. Alan Franco driblou Leandro Castan, invadiu a área, mas tomou uma braçada no rosto do zagueiro vascaíno. Mais uma vez, o árbitro não teve dúvida e marcou outro pênalti para o Atlético.
Desta vez, Keno assumiu a cobrança. Assim como fez Guga, o atacante mandou a bola no canto e o goleiro caiu no outro: 4 a 1 para o Galo ainda no primeiro tempo. Ouça o gol na narração de Mário Henrique!
Na etapa final, o Galo não mudou a estratégia e continuou em cima do mesmo jeito. Sem dar “respiro” ao Vasco, o time atleticano era só ataque. Sasha deixou Nathan em boa condição para fazer o quinto gol, mas o meia chutou para fora. Logo depois, Arana emendou uma bomba da entrada da área, mas errou o alvo.
A situação do Vasco ficou pior na partida aos 14 minutos, quando Andrey cometeu falta dura em Alan Franco, levou o segundo amarelo e foi expulso.
Pelo lado do Galo também teve preocupação. Nathan deixou o jogo aos 20 minutos reclamando de dores e foi substituído por Allan.
Com um jogador a mais em campo, o Atlético diminuiu o ritmo e passou a administrar mais o resultado. Mesmo assim, o time ainda acertou o travessão em um chute de Allan e quase fechou a goleada com o quinto. Mas o resultado ficou de bom tamanho para o Galo, que venceu mais uma em casa e ampliou a liderança do Brasileirão.
Atlético 4 x 1 Vasco
Atlético: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso (Igor Rabello) e Guilherme Arana; Jair (Dylan Borrero), Alan Franco e Nathan (Allan); Keno (Savinho), Savarino e Eduardo Sasha (Marrony). Técnico: Jorge Sampaoli
Vasco: Fernando Miguel; Miranda, Ricardo Graça (Fellipe Bastos), Leandro Castan e Henrique; Andrey, Carlinhos (Yago Pikachu) e Benítez; Vinícius (Marcos Júnior), Talles Magno (Bruno Cosendey) e Cano (Ygor Catatau). Técnico: Ramon Menezes
Motivo: 13ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 4 de outubro de 2020, domingo, às 20h30
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Benítez (8’/1º), Guilherme Arana (13’/1º), Savarino (17’/1º), Guga (pênalti - 28’/1º), Keno (pênalti - 36’/1º)
Cartão Amarelo: Andrey, Leandro Castan, Benítez (Vasco); Dylan Borrero, Allan, Junior Alonso (Atlético)
Cartão Vermelho: Andrey (Vasco)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)