Por Itasat
Ao menos 29 pessoas foram presas e 45 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Minas Gerais durante uma operação da Polícia Federal (PF), que investiga crimes de corrupção no Sistema Penitenciário do Estado.
De acordo com a PF, as investigações apontam para a atuação de uma organização criminosa comandada por servidores públicos e advogados que negociavam vendas de vagas em unidades prisionais, vagas em determinados pavilhões, entrada de objetos não permitidos, dentre outros crimes.
Mediante pagamento, repartido entre os líderes da organização criminosa, presos de alta periculosidade eram transferidos indevidamente de unidades, além de serem colocados em alas com benefícios a que não teriam direito.
A operação contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Penal de Minas Gerais e Departamento Penitenciário Federal nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Fervedouro, Francisco Sá, Lagoa Santa, Matozinhos, Muriaé, Ouro Preto, Passo, Patrocínio, Ribeirão das Neves, Uberaba, Uberlândia e Vespasiano.
Os presos são investigados pelos crimes de participação em organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e concussão, cujas penas podem chegar a 20 anos de prisão.