Pontual
Breno
Optima seguros
Quality
Patente
Chama!!!
Loc moral 3
Ótima
Forte vidros
Giro Luvas
Sicoob
Torneamento
RR MÍDIA 3
Loc moral
Gráfica
Ramses
RR 2023 02
Rodas
Ótica santa luzia
Betão (PT)

Deputado quer que população de Minas seja testada para covid-19 de 15 em 15 dias

A proposta, que começa a tramitar, é do deputado Betão (PT) e prevê que sejam priorizados profissionais da Saúde, da rede pública e privada, que atuam na linha de frente de combate à doença

24/10/2020 08h36
Por:

Por Itasat

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prevê que o estado faça testes da covid-19 em toda a população a cada 15 dias. A proposta, que começa a tramitar, é do deputado Betão (PT) e prevê que sejam priorizados profissionais da Saúde, da rede pública e privada, que atuam na linha de frente de combate à doença.

Em seguida estão os profissionais que atuam na abordagem direta ao cidadão, os trabalhadores de locais que concentrem grandes números de funcionários, os idosos e as pessoas do grupo de risco, com doenças respiratórias, crônicas, baixa imunidade ou que tenham alguma enfermidade que favoreça o contágio.

Por último, todo o restante da população que não se encaixe nas características já citadas, mas que esteja trabalhando.

“Estamos vivendo uma situação em que não temos uma vacina, em que a única forma de se tentar evitar a proliferação da covid-19 é uma técnica medieval, podemos dizer assim, que é o isolamento social e está pecando a falta de testagem na população, por isso, devemos estar com uma subnotificação muito grande”, disse o deputado.

“O governo estadual fala em retomar as aulas, mas como retomar numa situação como essa? A escola, por si só, é um vetor de grande aglomeração. Então para começar a fazer qualquer tipo de discussão tem que ser feito a testagem em massa da população”, ressaltou.

“Tem que furar esse teto de gastos, colocar dinheiro no Sistema Único de Saúde e obrigar o governo a fazer testes nas categorias que estão na linha de frente e também nos outros trabalhadores que estão tendo que ir para seus locais de trabalho, e periodicamente, para a gente poder garantir que não haja mais proliferação da covid-19”.

“Nós precisamos defender a população mineira porque esse cenário de politização da vacina que a gente está vivendo não contribui”, finalizou

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, já respondeu em várias ocasiões que a testagem em massa de toda a população não faz parte das estratégias adotadas pelo Governo de Minas.