Coperlidere
RR MÍDIA 3
Coronavírus

Mais duas regiões de Minas entram na Onda Verde e podem abrir cinemas, parques e feiras; veja quais

Programa Minas Consciente

29/10/2020 13h14
Por:

Por Itasat

Mais duas regiões do Programa Minas Consciente foram autorizadas a avançar para a Onda Verde: as macrorregiões de Saúde Triângulo do Sul e Vale do Aço. Na Onda Verde estão liberados o funcionamento de teatro, cinemas, parques e feiras, por exemplo.

Com a mudança, autorizada nessa quarta-feira (28), pelo Comitê Extraordinário covid-19, cerca de 80% do estado estão incluídos na Onda Verde, o que representa 11 das 14 macrorregiões de Saúde. A Onda Verde é a mais avançada do programa.

As regiões do Triângulo do Sul e Vale do Aço avançaram para a Onda Verde após passarem 28 dias estáveis na Onda Amarela. Agora, apenas as macrorregiões Nordeste, Triângulo do Norte e Leste do Sul permanecem na Onda Amarela, estágio intermediário para retomada de atividades, com abertura de bares, restaurantes e academias.

Nenhuma das regiões está na Onda Vermelha, a mais rígida, com permissão apenas para funcionamento dos serviços essenciais, como supermercados e farmácias. 

Até o momento, mais de 650 cidades minerais aderiram ao Minas Consciente, impactando mais de 14 milhões de pessoas. Neste contexto, ao menos 517 cidades mineiras com menos de 30 mil habitantes registraram incidência da covid-19 abaixo de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias

Distanciamento e eventos

Outra mudança que passa a valer a partir do próximo sábado (31) é sobre as medidas obrigatórias de distanciamento em eventos. Pela nova regra, a distância para cada pessoa deve ser de 10 m² em eventos fechados e de 4 m² em eventos abertos. Em ambos os casos, o número máximo de presentes permitido por evento é de até 500 pessoas. 

As autorizações para eventos são válidas apenas para a Onda Verde, sendo que todos os protocolos de proteção, que incluem o uso de máscara e álcool em gel, são obrigatórios.

Veja o que pode abrir em cada onda:

Onda Verde

- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;

- Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;

- Parques, zoológicos e jardins;

- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;

- Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;

- Bares com entretenimento (shows e espetáculos);

- Serviços de colocação de piercings e tatuagens.

*Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.

Onda Amarela

- Bares (consumo no local);

- Autoescolas e cursos de pilotagem;

- Salões de beleza e atividades de estética;

- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;

- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;

- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;

- Comércio de itens de cama, mesa e banho;

- Lojas de móveis e lustres;

- Imobiliárias;

- Lojas de departamento e duty free;

- Lojas de brinquedos;

- Academias (com restrições);

- Agências de viagem;

- Clubes.