Por Itasat
A Faculdade de Medicina da UFMG iniciou, nesta quarta (4), o ensaio clínico da vacina contra a covid-19, desenvolvida pela da Johnson & Johnson.
Os testes começam após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), pela retomada do estudo no Brasil.
A decisão encerra a suspensão dos testes da vacina, em todo o mundo, que vigorava desde 12 de outubro, devido a um problema grave em um participante norte-americano.
O professor e coordenador do estudo na Faculdade, Jorge Andrade Pinto, ressalta que a retomada é segura, já que o problema ocorrido nos Estados Unidos foi extremamente investigado.
Segundo o professor, os comitês de segurança independentes e as agências reguladoras, mostraram a ausência de relação do problema com a vacina da Johnson & Johnson
A pausa para investigação do caso, adiou o início dos testes pela Faculdade de Medicina da UFMG e só hoje os primeiros candidatos selecionados, após o preenchimento do formulário online, estão recebendo as doses da vacina.