Por Itasat
O técnico Jorge Sampaoli ganhou uma "dor de cabeça" com a contratação do atacante Eduardo Vargas, oficializado pelo Atlético na manhã desta segunda-feira como o 11º reforço desde a chegada do comandante argentino. O chileno é o sexto estrangeiro do elenco principal, que também conta com Junior Alonso, Alan Franco, Savarino, Dylan Borrero e Matías Zaracho. O regulamento do Campeonato Brasileiro permite que até cinco atletas estrangeiros sejam relacionados por jogo, o que obrigará o treinador a excluir um gringo a cada partida do Galo pela Série A.
Dos seis estrangeiros atleticanos, apenas dois chegaram ao Galo antes de Sampaoli assumir o comando: os meias-atacantes Savarino e Dylan Borrero. Apesar de não ter a contratação recomendada pelo treinador, o venezuelano agradou ao comandante e hoje é titular na ponta direita.
Já Borrero não agradou ao técnico argentino inicialmente. Na maioria das vezes, sobretudo nos primeiros jogos de Sampaoli à frente do Atlético, o colombiano ficou de fora da lista de relacionados, chegando a ser colocado na lista de empréstimo. No entanto, o jogador se recuperou nos treinamentos, mostrou serviço ao comandante e tem recebido oportunidades ao entrar no decorrer das partidas.
Mesmo "ressurgindo" com Sampaoli, a tendência é que Borrero perca mais espaço com a limitação de vagas para estrangeiros nas relações. Além de Savarino, Alonso é titular na zaga atleticana. Alan Franco também é figura constante nos 11 principais, ficando de fora apenas quando o técnico argentino faz variações táticas na equipe. Zaracho é tido como forte concorrente do próprio Franco e também de Nathan para o setor de criação.
Quanto ao último estrangeiro anunciado, Eduardo Vargas, é esperado que o chileno tenha uma briga acirrada com Eduardo Sasha pela posição de centroavante da equipe. À TV Galo, inclusive, na manhã dessa segunda-feira (9), num pequeno vídeo de apresentação, o atacante reforçou a função que desempenha em campo: "Sou um nove clássico. Às vezes, baixo um pouco para o meio-campo para buscar a bola, mas sempre estou ali na área para tentar fazer gols".