Coperlidere
RR MÍDIA 3
Pouco aproveitados

Cruzeiro: maioria dos contratados em 2020 que já saíram não completaram 10 jogos

Pouco aproveitamento também é reflexo da constante troca de treinadores

14/11/2020 09h05
Por:

Por Itasat

A temporada está terminando, mas o elenco do Cruzeiro segue sofrendo modificações. Nesta sexta-feira, o clube anunciou as saídas de mais dois jogadores, sendo que um deles, o meia Matheus Índio, sequer estreou pela equipe. Em 2020, a Raposa já abriu mão de nove atletas que foram contratados para este ano, sendo que a maioria deles não chegou a completar dez partidas.

Dos nove jogadores, apenas dois disputaram mais de dez jogos: o atacante Roberson (13 partidas), que acertou a rescisão com o clube nesta sexta, e o lateral-esquerdo João Lucas (15), emprestado ao Avaí até o fim da Série B, quando o contrato com a Raposa se encerrará.

Os outros sete atletas fizeram, no máximo, nove jogos com a camisa celeste, demonstrando que o planejamento da diretoria foi ruim. O pouco aproveitamento dos jogadores que já deixaram o clube é reflexo da constante troca de treinadores. O Cruzeiro está no quarto técnico na temporada.

A relação entre os reforços e os treinadores pode ser bem exemplificada. João Lucas e Roberson chegaram no início do ano com o aval de Adilson Batista. O lateral-direito Daniel Guedes, que fez apenas sete jogos, foi indicado por Enderson Moreira durante a paralisação do futebol, enquanto o meia Matheus Índio veio a pedido de Ney Franco, mas não pôde ser registrado porque o Cruzeiro estava impedido de inscrever novos atletas devido à uma punição da Fifa. Quando a pena caiu, o treinador já tinha sido demitido e o futuro do armador ficou indefinido com a chegada de Felipão, que optou por não aproveitá-lo.

Já o caso de outros atletas foi diferente. O zagueiro Marllon, emprestado pelo Corinthians, não vinha sendo aproveitado e o clube paulista solicitou o retorno. O volante Jean, que poderia estar sendo utilizado por Felipão, foi devolvido ao Palmeiras, após sofrer uma grave lesão no joelho e não se recuperaria a até o fim da Série B. Emprestado pelo São Paulo, o meia Everton Felipe também teve que sair porque o Cruzeiro não estava pagando a parte que lhe cabia dos salários do jogador.

Há ainda outro jogador para deixar a Toca. O lateral-esquerdo Giovanni, curiosamente pedido por Enderson Moreira, mas colocado como fora dos planos pelo próprio treinador. O jogador chegou a ser reintegrado por Ney Franco, mas agora não vem sendo aproveitado por Felipão e também pode deixar o clube nas próximas semanas. Giovanni disputou apenas oito partidas pela Raposa e marcou um gol.

Confira os jogadores contratados pelo Cruzeiro em 2020, mas que já deixaram o clube:

Marllon (zagueiro) – 4 jogos / 1 gol

Daniel Guedes (lateral-direito) – 7 jogos / nenhum gol

João Lucas (lateral-esquerdo) – 15 jogos / 1 gol

Jean (volante) – 9 jogos / 1 gol

Everton Felipe (meia) – 9 jogos / nenhum gol

Matheus Índio (meia) – nenhum jogo / nenhum gol

Iván Angulo (atacante) – 1 jogo / nenhum gol

Roberson (atacante) – 13 jogos / 1 gol

Jhonata Robert (atacante) – 7 jogos / 1 gol