Por Itasat
O Atlético tem mais casos de covid-19 no time profissional. Em comunicado, o clube informou que o técnico Jorge Sampaoli e os outros membros da comissão técnica do argentino testaram positivo para a doença em exames realizados nesta segunda-feira. Entre os jogadores, apenas o zagueiro Gabriel foi diagnosticado com o novo coronavírus.
Além de Gabriel e de Sampaoli, testaram positivo para a covid-19 toda a comissão técnica do argentino: Jorge Desio (auxiliar técnico), Pablo Fernandez (preparador físico) e Marcos Fernandez (auxiliar de preparação física). Além deles, também foram infectados Frederico Fortes (analista de desempenho) e Danilo Minutti (treinador de goleiros).
Membros dos departamentos de futebol (Gabriel Andreata, gerente), e de comunicação (Domênico Bhering, diretor) completam a lista de nove pessoas que testaram positivo para a covid-19.
Ainda de acordo com o Atlético, todos estão assintomáticos ou com sintomas leves e já se encontram devidamente isolados.
O clube afirmou também que informará posteriormente sobre quem estará apto para o jogo de quarta-feira contra o Athletico-PR, no Mineirão, em duelo atrasado da sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Como Sampaoli e toda a comissão técnica foi infectada, ainda não se sabe quem poderá comandar o time à beira do gramado.
Outros diagnosticados com covid-19 no Atlético
Recentemente, o Atlético teve outros casos de covid-19 no clube. Porém, todos eles testaram positivo para a doença à serviço das seleções. Foram os casos do meio-campista Alan Franco (Seleção Equatoriana) e do atacante Savinho e do zagueiro Rômulo (Seleção Brasileira sub-17). Todos já cumprem regime de quarentena e foram isolados dos grupos das respectivas seleções.
No caso de Alan Franco, o jogador está isolado no Equador e só retornará ao Brasil quando testar negativo para a doença. Além do meio-campista do Galo, o meia Enner Valencia (Fenerbahçe-TUR) e o lateral-esquerdo Diego Palacios (Los Angeles FC-EUA) também foram diagnosticados com a covid-19.
Alan Franco foi convocado para as duas partidas da seleção equatoriana pelas Eliminatórias da Copa de 2022 (Bolívia e Colômbia), mas não pôde atuar. O atleta alvinegro ficou fora na vitória sobre os bolivianos, na última quinta-feira (12) e já desfalca o selecionado do técnico argentino Gustavo Alfaro nesta terça (17) diante dos colombianos.
Já Savinho e Rômulo foram liberados para retornarem à Belo Horizonte de carro para um período de 15 dias de isolamento. Os dois jogadores atleticanos recebem assistência médica da CBF.
O primeiro caso de covid-19 no Atlético foi o meia Cazares, no fim de maio. Na época, o jogador equatoriano, que não estava nos planos do técnico Jorge Sampaoli, foi isolado em casa até ter dois resultados negativos em sequência. Em setembro, o jogador foi negociado com o Corinthians.
Confira a lista de diagnosticados com a covid-19 no Atlético nesta segunda-feira:
Jorge Sampaoli (treinador)
Gabriel Andreata (gerente de futebol)
Jorge Desio (auxiliar técnico)
Pablo Fernandez (preparador físico)
Marcos Fernandez (auxiliar de preparação física)
Gabriel (atleta)
Domênico Bhering (diretor de Comunicação)
Frederico Fortes (analista de desempenho)
Danilo Minutti (treinador de goleiros)