Por Itasat
O RT, índice que mede a velocidade de transmissão da covid-19, não para de subir em Belo Horizonte. A medição passou de 1,08 para 1,13, maior índice desde julho e que é classificado nível amarelo — para permanecer na classificação verde é necessário que fique abaixo de 1. Caso atinja o nível 1,2, a capital mineira entrará no nível vermelho de alerta.
O atual nível significa que 100 pessoas infectadas transmitem para outras 113. Há uma semana, na última segunda (9), o índice estava em 0,99. A movimentação no período eleitoral pode ter influenciado os números.
Integrante do comitê de enfrentamento à covid-19 em Belo Horizonte, o infectologista Estevão Urbano avaliou os números. "Obviamente que isso é extremamente preocupante. Estamos monitorando os casos todos os dias, prestando atenção nos três parâmetros que seriam taxa de transmissão, saturação de enfermarias e CTI para avaliarmos no final de sete dias o verdadeiro impacto dela eleições no número de casos de covid-19".
As informações constam no boletim divulgado pela prefeitura na tarde desta segunda-feira. Nele, também é atualizado o número de casos e mortes causadas pelo coronavírus. Belo Horizonte chegou a 1.566 óbitos e 51.194 casos. São 47.349 pacientes recuperados.
A taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 é de 31,8% e as de enfermaria 29,8%.