RR MÍDIA 3
Quality
Pontual
Ramses
Forte vidros
RR 2023 02
Ótica santa luzia
Loc moral 3
Breno
Giro Luvas
Chama!!!
Sicoob
Gráfica
Rodas
Ótima
Loc moral
Patente
Optima seguros
Planejamento

Agência da União Europeia deve autorizar duas vacinas até o final do ano

Autorização deve ser dada na segunda quinzena de dezembro para as vacinas da Pfizer e Moderna

20/11/2020 10h09
Por:

Por Itasat

A Agência de Medicamentos da União Europeia (EMA, na sigla em inglês) pode autorizar a comercialização de duas candidatas a vacinas contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) até o final do ano de 2020.

O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, durante videoconferência com os líderes da UE. "[A aprovação acontecerá] se tudo correr bem", afirmou.

Segundo ela, a autorização deve ser dada na segunda quinzena de dezembro para as vacinas desenvolvidas pela empresa alemã BioNtech em parceria com a farmacêutica Pfizer e pela indústria americana Moderna.

Von der Leyen também especificou que está sendo feita uma campanha de vacinação para apoiar os Estados-membros quanto à importância dos imunizantes, principalmente porque "se proteger é uma questão de solidariedade".

"Aprendemos com a experiência deste verão que é difícil sair de uma onda e, se apressarmos a flexibilização, o impacto é muito negativo na situação epidemiológica", explicou.

Para a presidente da Comissão, é preciso "administrar as coisas de maneira adequada", por isso fará "uma proposta para uma abordagem gradual e coordenada para a flexibilização das medidas de contenção para evitar o risco de uma nova onda".

Ao término da reunião, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que "as notícias dos últimos dias sobre o desenvolvimento de uma vacina são muito otimistas".

"Esperamos que as autorizações na Europa cheguem em dezembro ou muito rapidamente", acrescentou a alemã, explicando que os planos de vacinação são semelhantes na maiorias dos países do bloco: primeiro a equipe médica e depois as pessoas vulneráveis.

As duas vacinas que devem receber a certificação fazem parte do portfólio da UE, que também tem acordos assinados com a AstraZeneca, Sanofi-GSK, Janssen e CureVac.