RR MÍDIA 3
Giro Luvas
Loc moral
Patente
Breno
Forte vidros
Loc moral 3
Sicoob
Ramses
RR 2023 02
Ótica santa luzia
Quality
Gráfica
Ótima
Rodas
Pontual
Chama!!!
Optima seguros
ações

Prevenção à violência contra a mulher é tema de ações da Secretaria de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social está realizando várias ações durante a semana com objetivo de conscientizar sobre a não violência contra a mulher

26/11/2020 12h25
Por:

Por Itasat

A Organização das Nações Unidas instituiu o dia 25 de novembro como sendo o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. Para destacar a importância do tema, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos realiza várias ações durante a semana. O principal objeto é orientar e conscientizar sobre leis que garantem a proteção da mulher e os direitos iguais das pessoas.

A programação foi aberta na segunda-feira, 23, com uma roda de conversa no projeto Acolher, um dos principais equipamentos da Secretaria que abriga pessoas em situação de vulnerabilidade. Na terça-feira, 24, uma blitz educativa foi realizada na praça do CAT JK, no Centro. “A programação faz parte da ‘semana laranja’, quando é realizada a campanha com várias ações com o objetivo de conscientizar”, explica a gerente de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Larissa Fernandes dos Santos.

O evento desta quarta-feira, 25, foi o mais impactante. Uma simulação (teatro foto) onde um homem humilhava verbalmente uma mulher e quase partia para a agressão despertou a indignação de pessoas que estavam no Terminal Urbano do Transporte Coletivo. “Fiquei desesperada, achei que ela seria agredida. Foi uma cena muito realista e quase intervi. É um trabalho importante já que muitas mulheres passam por isso e, infelizmente, muita gente que presencia não faz nada”, comentou Paola de Fátima, que assistiu a simulação enquanto aguardava seu ônibus. “Achei que o homem estava brigando com sua esposa. Estava preparado, se ele batesse nela, certamente eu partiria pra cima dele”, comentou Jair dos Santos ainda mais indignado.

Porém, quem presenciar uma cena real de violência contra a mulher deve procurar as autoridades, que garantem proteção às mulheres e que as leis sejam cumpridas. “Vizinhos, familiares ou quem tiver conhecimento de algum tipo de violência contra a mulher pode fazer uma denúncia anônima por meio do telefone 181”, explica o Cabo Vinícius, da Polícia Militar de Minas Gerais.

Outras ações

A programação da “semana laranja” ainda tem dois eventos. Nesta quinta-feira, 26, às 14h, haverá uma roda de conversa no abrigo de adolescentes da Secretaria de Assistência Social. Na sexta-feira, 27, haverá uma blitz educativa, às 9h, no semáforo próximo à Câmara Municipal de Sete Lagoas.