Por Itasat
Com estilo e propriedade, o Cruzeiro goleou o Brasil de Pelotas por 4 a 1 na noite deste sábado (5), no Mineirão, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado representa ao clube celeste a segunda vitória consecutiva na competição e mantém vivo o sonho do acesso à elite do futebol nacional em 2021.
A distância para o quarto colocado, Cuiabá, é de 9 pontos. O Cruzeiro possui 34, e está na 11ª posição — ganhou quatro posições.
O grande nome da partida foi Rafael Sobis, responsável por dois gols na partida, sendo um golaço, quando o confronto estava 3 a 1. O atacante celeste teve domínio da bola e chutou antes do meio-campo, fazendo um gol monumental. Os outros gols da partida foram marcados por Arthur Kaíke e Jarro (contra). Bruno José marcou o gol do Brasil de Pelotas.
Para tentar engatar a terceira vitória consecutiva, o Cruzeiro volta a campo na próxima terça-feira (8), às 21h30 contra o CRB, no estádio Rei Pelé. Já o Brasil de Pelotas enfrenta o Náutico na quinta-feira (10), às 21h30, no estádio dos Aflitos.
Primeiro tempo
O confronto teve um primeiro tempo movimentado. Nos minutos iniciais, o Cruzeiro foi para cima do Brasil de Pelotas, que via o time mandante tocar a bola em seu campo defensivo. O ataque celeste se mostrou preciso e não demorou a abrir o marcador: aos 10 minutos, após jogada pelo lado direito, Sobis fez belo lançamento para Arthur Caíke, que finalizou para o fundo do gol. Cruzeiro 1 a 0.
A pressão celeste se manteve e o resultado veio dois minutos depois, aos 13, após cobrança de Felipe Machado. O goleiro do Brasil de Pelotas saiu mal, e Jarro, atacante da equipe visitante, mandou a bola contra o próprio patrimônio. Gol contra e Cruzeiro 2 a 0.
O Cruzeiro, que antes ocupava com efetividade o campo ofensivo, deixou o Brasil gostar do jogo após abrir a vantagem no confronto. O jogo ficou aberto e, aos 27, o atacante Bruno José diminuiu para o Brasil de Pelotas após receber a bola livre de marcação. Ele chutou cruzado. Cruzeiro 2 a 1.
O que ganhava contornos de apreensão no Mineirão, virou alívio quando, no fim da primeira etapa, Arthur Caíke caiu na área e o juiz assinalou pênalti. Rafael Sobis foi para a cobrança, aos 47, e ampliou: Cruzeiro 3 a 1.
Segundo tempo
As equipes voltaram do vestiário com menos intensidade. O Cruzeiro tocava a bola e buscava espaços para criar jogadas, enquanto o Brasil de Pelotas apostava em contra-ataques rápidos.
O principal ponto explorado pelo Cruzeiro para ataques no primeiro tempo foi pelos lados do campo. O Brasil de Pelotas soube neutralizar tal arma celeste, e o meio de campo ficou congestionado.
Cruzeiro 4 x 1 Brasil de Pelotas
Cruzeiro: Fábio; Raul Cáceres, Manoel, Ramon e Matheus Pereira; Adriano, Jadsom Silva (Régis) e Filipe Machado (Jadsom); Arthur Caíke, Rafael Sobis (Marcelo Moreno) e Airton (Welinton). Técnico: Felipão
Brasil: Rafael Martins; Rodrigo Ferreira, Leandro Camilo, Heverton e Alex Ruan (Bruno Santos); Sousa, Matheusinho (Bruno Matias), Bruno José, Matheus Oliveira, Pablo (Welligton Simão) e Jarro Pedroso (Luiz Henrique). Claudio Tencati.
Gols: Arthur Caike, aos 10, Jarro Pedroso (contra), aos 13, Bruno José, aos 27 minutos do primeiro tempo; Rafael Sobis, aos 47 minutos do primeiro tempo e aos 28 minutos do segundo tempo.
Cartões Amarelos: Alex Ruan, William Pottker (no banco), Airton e Cacá.
Motivo: 26ª rodada - Campeonato Brasileiro Série B
Data: 5 de dezembro de 2020, sábado, às 21h00
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior (PR)
Auxiliares: Rafael Trombeta (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)