RR MÍDIA 3
Coperlidere
Situação complicada

Covid-19: Santa Casa de São João del-Rei opera em capacidade máxima de leitos de UTI, e médicos fazem apelo

"O que temos visto são pacientes chegando cada vez mais graves e precisando de mais tempo de internação”, diz o coordenador da área de covid-19

14/12/2020 08h37
Por:

Por Itasat

Médicos da Santa Casa de São João del-Rei, na região Central de Minas Gerais, fizeram um apelo para que a população não relaxe nas medidas de prevenção à covid-19. Em um vídeo gravado sábado (12) e publicado neste domingo (13), nas redes sociais da instituição, os profissionais expõem a situação delicada que vive a unidade de saúde. 

Conforme o médico Sérgio Veloso, coordenador da área de covid-19, a Santa Casa tem trabalhado a cerca de 10 dias no limite da capacidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Uma característica da nossa unidade foi receber todos os pedidos de vaga que chegavam aqui. Infelizmente nos últimos dias nós não temos conseguido atender uma ideia que era dar acolhimento a toda população sempre que fosse necessário”, diz. 

“A gente consegue ter uma rotatividade dos leitos, com alguns pacientes com gravidade menor, mas, infelizmente, o que temos visto são pacientes chegando cada vez mais graves e precisando de mais tempo de internação”, explica. 

Veloso cobra que a população “faça sua parte” e ressalta que apenas ampliação de leitos não é suficiente. “O recurso sempre vai ser finito. Então, se a população não fizer não sua parte, a gente nunca vai conseguir atender da maneira que precisa. Peço sempre que evite aglomerações, use máscaras, projetam os idosos e as pessoas de risco”, destaca. 

 

 

Médica Janaína Teixeira, médica infectologista da Santa Casa, diz que “a guerra não acabou”. “Pelo contrário, agora a gente está no nosso pior momento. Eu sou mãe, filha esposa e neste momento eu sofro porque enquanto estamos lutando na assistência, para salvar os nosso e os de todos, infelizmente a gente vê muitas pessoas que não entendem que a guerra continua. O inimigo está muito mais perto do que antes e ele parece estar muito mais forte”, avaliam.

“Não vamos esmorecer. Vamos continuar firmes e fortes protegendo quem a gente ama. A máscara é o tempo todo é fundamental. Não podemos aglomerar. Não podemos, infelizmente. Temos que proteger quem a gente ama e agora é a hora. Vamos lutar e vencer, mas só se cada um fizer sua parte”, completa.

Diretor técnico da Santa Casa, o médico Allysson Dângelo de Carvalho também cobra colaboração da população, é diz que abrir um leito não é simples, devido ao número de profissionais que precisam ser mobilizados. “Estamos no momento de maior dificuldade, talvez, desta pandemia em São João del-Rei. Que se mantenham atentos a esse perigo que está cada vez mais próximo de nós”.

Conforme boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado na última sexta-feira (11), São João del-Rei possui 1.239 casos confirmados de coronavírus e 22 mortes.