Por Itasat
Um atleta mirim de apenas 11 anos foi vítima de racismo durante um torneio infantil de futebol realizado em Goiás, nesta quinta-feira (17). O menino, que faz parte do time mineiro Uberlândia Academy, conta que foi xingado de 'preto' pelo técnico do time adversário Set Esportes.
O caso veio á tona depois que o próprio Uberlândia Academy se manifestou nas redes sociais. Chorando, o atleta conta o que aconteceu em um vídeo.
"Outro cara [o técnico] estava vindo aqui toda hora e falava ‘fecha o preto’, ‘fecha o preto’, aí eu guardei pra falar no final com os pais”. Questionado se foi apenas uma vez, o menino respondeu que o homem "falou um tantão de vez".
Na postagem, o Uberlândia Academy informou que acionou a Polícia Militar para registrar boletim de ocorrência e que irá "até às últimas instâncias em defesa de nosso aluno e contra mais um ato deplorável que mancha a imagem do futebol".
A organização do campeonato, chamado Caldas Cup, publicou uma nota de repúdio afirmando que não compactua "com qualquer atitude discriminatória que venha a ser cometida na competição, independente de quem venha cometer tal ato" e que " a organização estará sempre presente para que os fatos sejam apurados pelas autoridades competentes para que a diferença de cor seja só na camisa".
Em outra postagem, os responsáveis pelo Caldas Cup disse ainda que o homem, acusado de racismo, "não é membro da equipe que participa do campeonato" e finalizou dizendo que "o que nos cabe, fizemos e iremos fazer para que isso não se repita. No mais, cabe as autoridades competentes que já foram acionadas!".