Por Itasat
Belo Horizonte entrou no nível vermelho de ocupação de UTI covid-19. Dos leitos disponíveis, 70,4% estão com pacientes. Ontem era 62%. O volume maior é porque a prefeitura mudou o critério de contar a ocupação a partir desta sexta-feira.
Antes, era contabilizado o número leitos em potencial, levando em consideração aqueles que há alguns meses eram para covid-19, mas passaram a ficar disponíveis para pacientes com outros problemas de saúde. Se necessário, esses leitos poderiam voltar para quem está em tratamento do coronavírus.
No entanto, o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, explicou que o retorno desses leitos para o tratamento da covid-19 não vão ser mais possíveis, devido à demanda de pessoas com outras doenças.
Agora são contados apenas os leitos que de fato estão disponíveis para pacientes com o coronavírus. O mesmo ocorre com os leitos de enfermarias. Nesse caso, a ocupação subiu de 53% para 62,4%, ainda no nível amarelo.
Está na mesma cor o RT, índice que mede a velocidade de transmissão da doença, que subiu para 1,11. Segundo especialistas em saúde, o ideal é que o número fique sempre abaixo de 1.
A prefeitura de Belo Horizonte registrou mais oito mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Também foram contabilizados 354 casos da doença. BH agora tem 1.781 óbitos pela covid-19. O número de infectados é de 59.141. Desses, quase 55 mil se recuperaram e cerca de 2.500 estão em acompanhamento.