Por Itasat
Foi com emoção! O Atlético bateu o Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro. A equipe alvinegra perdia por 2 a 1 até os 52 minutos do segundo tempo, quando levou a decisão para os pênaltis. As Vingadores converteram as cinco penalidades e as Cabulosas três. A goleira alvinegra Amanda defendeu uma das cobranças.
No tempo normal, as Vingadoras saíram na frente com Gabizinha. Ainda na primeira etapa, as Cabulosas empataram com Vanessinha, que também foi a autora do gol da virada, no segundo tempo. O Galo igualou, novamente, o placar no último minuto de jogo, com Marcela.
Nos pênaltis, Joyce, Tati, Ilana, Karol e Dani marcaram os gols alvinegros. Pires, Capelinha e Eskerdinha marcaram para a Raposa. Amanda pegou o pênalti batido por Duda, do Cruzeiro.
O Atlético fatura título sob comando do técnico Hoffmann Túlio, que havia sido campeão com o Cruzeiro na temporada passada. As Vingadoras agora iniciam a preparação para a próxima temporada, visando o acesso à Série A-1 da categoria.
Primeiro tempo
O confronto no primeiro tempo começou com equilíbrio. As equipes em campo sabiam o que estava em jogo: o título do Campeonato Mineiro de 2020, e Vingadoras e Cabulosas entraram ligadas na partida. O excesso de vontade se transformava em oportunidades, principalmente em chutes de fora da área.
O gol alvinegro saiu aos 31 minutos, com Gabizinha. Após cobrança de lateral, a atacante prendeu a bola, não sucumbiu à marcação, e, meio sem ângulo, chutou. A bola, com efeito, encobriu a goleira Menezes e morreu no fundo da rede. Atlético 1 a 0.
O calor de quase 30 ºC que fazia no Mineirão não esfriou a partida. A reação celeste veio com Vanessinha, já nos acréscimos. Aos 46, em erro de saída de bola do Atlético, a bola sobrou para a atacante celeste, que saiu cara a cara com a goleira Amanda e não perdoou. Confronto empatado: Atlético 1 x 1 Cruzeiro.
Segundo tempo
O Cruzeiro iniciou o segundo tempo com mais intensidade ofensiva, adiantando a marcação. A pressão funcionou, e as Cabulosas estiveram perto de virar a partida em diversos momentos, exigindo intervenções da goleira Amanda. A lateral Lorrany chegou a salvar praticamente em cima da linha.
O gol da virada saiu dos pés de Vanessinha. Em uma jogada individual, a meia mandou por cobertura, fazendo um golaço no Gigante da Pampulha.
O clima era de ansiedade no banco celeste e alvinegro. Aos 52 minutos do segundo tempo, o último minuto de jogo, as Vingadoras, que pressionavam, ganharam a recompensa. Em chute de fora da área de Marcela, a bola entrou no fundo da rede. Confronto empatado e decisão nos pênaltis.
Atlético 2 x 2 Cruzeiro
Atlético: Amanda; Lorrany, Tati, Karol e Ilana; Nathalia, Bruna, Pissaia, Guedes; Gabizinha e Joyce. Técnico Hoffamann.
Cruzeiro: Menezes; Janaína, Pires, Thamirys e Eskerdinha; Thalita S., Vanessinha, Mariana e Duda; Micaelly e Miriã. Técnico Marcelo F.
Motivo: Final do Campeonato Mineiro feminino 2020
Data: 19 de dezembro de 2020 , às 11h
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)