RR MÍDIA 3
Coperlidere
Eduardo Pazuello

Ministro da Saúde diz que Brasil tem seringas suficientes para iniciar vacinação em janeiro

Pazuello também disse que há 364 milhões de doses asseguradas para este ano

07/01/2021 10h04
Por:

Por Itasat

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou na noite desta quarta-feira (6), em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, que o país tem seringas e agulhas o bastante começar neste mês a vacinação contra a covid-19.

Segundo ele, há cerca de 60 milhões desses insumos em estados e municípios. "Um número suficiente para iniciar a vacinação em janeiro", disse. Ele informou que há uma garantia da Organização Pan-Americana de Saúde de mais 8 milhões de seringas e agulhas em fevereiro e que 30 milhões foram requisitadas à Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo).

Em relação ao imunizante, o ministro explicou que há 364 milhões de doses asseguradas para este ano, sendo 254 milhões pela Astrazeneca/Fiocruz e 100 milhões pela Sinovac/Butatan. "Asseguro que todos os estados e municípios receberão a vacina de forma simultânea, igualitária e proporcional à sua população", ressaltou.

Conforme o chefe da pasta, há negociações para compra de vacinas dos laboratórios Gamaleya (Rússia), Bharat Biotech (Índia), Moderna (Estados Unidos), Janssen (Estados Unidos) e Pfizer (Estados Unidos). "Quanto à Pfizer, o Ministério da Saúde está trabalhando com representantes da empresa para resolver imposições que não encontram amparo na legislação brasileira."

"O Brasil é o único país da América Latina que tem três laboratórios produzindo vacinas, ou seja, seremos também exportadores de vacina para a nossa região muito em breve", enfatizou o ministro.

Solidariedade

No início do pronunciamento, Pazuello disse que, em nome do presidente Jair Bolsonaro e de todo o governo federal, se solidariza com as famílias de vítimas da covid-19 e agradece aos profissionais de saúde que têm atuado no combate à doença.