Por Itasat
O técnico Lisca não poupou críticas ao time do América, após o empate por 0 a 0 com o Brasil de Pelotas, nesta terça-feira, no estádio Bento Freitas, pela 36ª rodada da Série B. Foi a terceira igualdade consecutiva do Coelho, a segunda seguida depois de a equipe obter matematicamente o acesso para a Primeira Divisão.
“Nos últimos três jogos, nós ficamos bem abaixo na questão ofensiva. Contra o Náutico (0 a 0) e contra o Botafogo-SP (1 a 1), ainda com o acesso recente, a gente até teve uma compreensão maior. Mas, hoje, realmente foi muito ruim, foi uma atuação muito fraca da equipe em todos os aspectos, mas principalmente no aspecto de definição, de poder de decisão e ser assertivo no último terço do campo. Não acertamos nada, nem passes, nem cruzamento, nem chute”, disparou Lisca.
“Há três jogos que os goleiros adversários têm pouco trabalho. Nos últimos 270 minutos nós fizemos um gol de pênalti, maroto. O nosso desempenho realmente está muito baixo. Aproveitar para pedir desculpa ao torcedor do América. Estou tentando de tudo, o clube também, a diretoria mobilizando. Mas a gente não está conseguindo uma resposta positiva do grupo. Parece que a gente espremeu tudo que tinha e o que não tinha, principalmente no aspecto ofensivo, que já era um problema da nossa equipe na competição e que se acentuou bem agora no final”, completou.
Reclamando principalmente do desempenho da parte ofensiva - América tem o sexto melhor ataque, com 41 gols marcados em 36 jogos -, o treinador afirmou que se o time jogar desta forma na Série A, passará vergonha e não fará 30 pontos.
“Fica de lição e de positivo a avaliação para o ano que vem. Precisamos evoluir muito, muito e muito para jogar uma Série A condizente, porque se jogarmos assim dessa maneira, com esse poder ofensivo, nós não fazemos 30 pontos na Série A, sem a menor dúvida”, frisou o treinador americano.
“Hoje, nós temos o sétimo ou oitavo ataque da competição. É muito baixo projetando a Série A, eu já estou projetando a Série A. Já conversei com o [Marcus] Salum, com a diretoria, e nós precisamos mudar muito, precisamos nos qualificar muito no setor ofensivo porque a Série A é outro nível de exigência. Se atuarmos desta maneira que jogamos hoje e nos últimos dois jogos, vamos passar vergonha na Série A, e vergonha grande”, acrescentou.
Com o empate desta terça-feira, o América segue na liderança, com 69 pontos, dois a mais que a Chapecoense. No entanto, a equipe catarinense ainda joga na rodada (quinta, contra a Ponte Preta, na Arena Condá). Se vencer, a Chape ultrapassará o Coelho restando duas partidas para o fim da Série B.
Por fim, Lisca disse que se o América não for campeão da Série B, será bom para não esconder os erros da equipe. “Eu acho que, de repente, se a gente não ganhar a competição, pode mostrar para o América muitas coisas que a vitória muitas vezes esconde”, ressaltou.