Coperlidere
RR MÍDIA 3
Imunização

Infectologista teme piora do cenário se idosos não forem vacinados até o inverno

O alerta se dá em meio à ausência de datas concretas para disponibilização dos imunizantes

28/01/2021 09h29
Por:

Por Itasat

Médicos estão receosos quanto à ausência de datas concretas para disponibilização de doses suficientes de vacinas contra covid-19 para imunizar os grupos de risco, principalmente os idosos. O cenário se agrava devido à chegada do outono, estação de transição para o inverno, quando há predomínio de clima frio e aumento das infecções respiratórias.

A médica Cláudia Murta de Oliveira, infectologista da Santa Casa de Belo Horizonte, ressalta que além da covid-19, também preocupam os casos de influenza e de pneumonias bacterianas. “No clima frio as pessoas ficam mais juntas, as casas mais fechadas e a circulação de ar é menor”.

Murta destaca: “A importância de vacinarmos os idosos antes da mudança de estação para fazer com que eles estejam mais protegidos”, ressaltando ainda a importância da participação deles nas campanhas de vacinação.

Apesar da chegada da vacina, contudo, a especialista ressalva: não é o momento de abrir mão dos cuidados. “Importante que todas as pessoas entendam que neste primeiro momento não vamos poder diminuir os cuidados. É preciso manter o distanciamento social, uso de máscaras, já que a população não estará totalmente vacinada”, alerta.