Por Itasat
Mais 100 detentos do sistema prisional de Minas Gerais estão com covid-19 atualmente. Os dados, contabilizados até a tarde dessa quarta-feira (3), foram passados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Minas tem 60 mil presos, dos quais 105 estão infectados neste momento.
“Os custodiados cumprem período de quarentena dentro da unidade prisional, acompanhados pelas equipes de saúde da unidade, assintomáticos ou com sintomas leves da doença. As alas em que se encontram estão isoladas e são rotineiramente desinfectadas”, ressalta a nota da Sejusp.
Oito presos morreram vítimas da covid-19 em presídios de Minas desde o começo da pandemia. Para evitar um número elevado de casos no sistema, a Sejusp adotou algumas medidas, como quarentena de pelo menos 15 dias para novos detentos; visitação respeitando as ondas do Programa Minas Consciente de cada macrorregião; realização de videoconferências judiciais em todas as unidades; limpeza geral e desinfecção de ambientes, além de uso obrigatório de máscaras e EPIs.
“Já foram realizadas mais de 6 mil videoconferências judiciais neste período de pandemia - uma parceria com o Poder Judiciário que deve se estender no período pós pandemia por resultar em ganhos positivos para todos os atores envolvidos”, informa a nota.
No sistema socioeducativo, a Sejusp não há adolescentes com diagnóstico positivo da doença.