Por Itasat
O Atlético figura no G-4 do Campeonato Brasileiro desde o início da competição, tem o segundo melhor ataque do torneio e lidera no quesito aproveitamento como mandante, com 82%. Portanto, não é errado dizer que a campanha como visitante é de fato um fator decisivo que impediu o Galo de manter ou retomar a liderança.
Com a derrota para o Goiás nessa quarta-feira, por 1 a 0, o Alvinegro chegou ao nono revés como visitante, número incompatível para quem busca conquistar um campeonato de pontos corridos.
Para se ter ideia do desempenho desastroso nesse sentido, o Atlético igualou o número de derrotas no Brasileirão de 2019 atuando longe de Belo Horizonte. A equipe conseguiu o feito negativo mesmo restando dois confrontos fora de casa neste Brasileiro, contra Fluminense e Sport, e com incríveis 12 pontos a menos.
O Galo fechou o torneio da temporada passada com apenas 48 pontos somados e no 13º lugar, ou seja, 10 posições abaixo da atual 3ª colocação.
Para piorar, considerando a atual zona de rebaixamento, composta por Fortaleza (17º), Goiás (18º), Coritiba (19º) e Botafogo (20º), o Atlético só não foi derrotado como visitante contra essas equipes diante do Coxa Branca, quando bateu a equipe por 1 a 0 no Couto Pereira.
Para o Fortaleza, no Castelão, e contra o Botafogo, no Engenhão, o Galo foi derrotado pelo mesmo placar: 2 a 1.
Resumo
O Atlético tem apenas a 12ª melhor campanha como visitante neste Brasileirão. Nos 17 jogos até o momento, além das nove derrotas, a equipe venceu apenas cinco confrontos e empatou outros três. Foram 20 gols marcados e 10 sofridos, com um aproveitamento total de apenas 35,29%.