Por Itasat
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), visitou Santa Maria de Itabira, na Região Central do estado. A cidade foi atingida por temporal neste domingo (21) e contabiliza estragos: hospital alagado e mortes por soterramento. O Corpo de Bombeiros confirma cinco óbitos e permanece à procura de desaparecidos.
“Eu fiz questão de visitar [Santa Maria de Itabira] com máxima agilidade para ver pessoalmente os danos, para encontrar com pessoas afetadas, para ver como está sendo conduzida às operações de resgate e atendimento às pessoas e famílias”, destacou o governador.
“Lamento que tivemos perdas de vidas, mas, conversando com o prefeito, ele me disse que a última situação semelhante a essa aconteceu há 42 anos. Volume tão intenso de chuva em curto intervalo de tempo é incomum”, pondera Zema. “Tudo o que está a nosso alcance, no sentido de resgate às vítimas e atender à população atingida, está sendo feito”, destaca.
Estragos
O hospital Padre Estevam ficou alagado e está sem condição de atendimento. Com isso, ponto de atendimento provisório, com médicos, enfermeiros e técnicos, foi montado na Escola Municipal Trajano Procópio.
Além do transbordamento do rio, houve também deslizamento de terra, em que várias casas desabaram e foram soterradas.
A MG-129, que dá acesso à cidade, teve ponto de interdição. Uma aeronave dos bombeiros de Governador Valadares realizou o transporte de militares de Itabira até o município de Santa Maria de Itabira e estão realizando o atendimento á população.