Forte vidros
Chama!!!
Ótima
Loc moral 3
Ótica santa luzia
Optima seguros
Quality
Giro Luvas
Loc moral
Gráfica
Pontual
Sicoob
RR 2023 02
Ramses
Breno
Rodas
RR MÍDIA 3
Patente
Vacina

Anvisa concede registro definitivo à vacina da Pfizer contra covid-19

A vacina, no entanto, ainda não foi adquirida pelo governo federal

23/02/2021 10h35
Por:

Por Itasat

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, nesta terça-feira (23), o registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19. Esta é a primeira vacina a obter o registro sanitário definitivo no Brasil.

Em nota, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, disse que "o imunizante teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas", após um período de análise de 17 dias pela Gerência Geral de Medicamentos da agência.

Aquisição

A vacina, no entanto, ainda não foi adquirida pelo governo federal. As negociações com o laboratório sofreram um impasse depois que a União se recusou a aceitar as cláusulas contratuais propostas.

Na semana passada, o Ministério da Saúde se reuniu com representantes da empresas, e logo após, resolveu solicitar de forma pública ao Palácio do Planalto um auxílio para a compra das vacinas.  A pasta declarou por meio de uma nota divulgada neste domingo (21), que deseja comprar o imunizante, mas que as propostas apresentadas vão "além de sua capacidade de prosseguir as negociações para contratação". 

Estudos

Dados preliminares de um estudo realizado na Escócia mostraram que uma única dose das vacinas contra covid-19 da Pfizer reduziu significativamente o risco de internação hospitalar

O estudo aponta que o risco de internação entre pessoas que receberam a vacina da Pfizer foi 85% menor do que entre indivíduos não imunizados entre 28 e 34 dias após a dose. A descoberta, no entanto, ainda não passou por uma revisão por pares.