Por Itasat
O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), disse nesta terça-feira (16), que está em negociação com pelo menos cinco laboratórios para adquirir vacinas contra a covid-19. Ele disse que pretende comprar pelo menos 20 milhões de doses.
Zema disse que irá priorizar a compra de imunizantes que já ganharam o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que são a Astrazeneca/Oxford, produzida pela Fiocruz, a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, e a Pfizer. O estado também negocia com a Janssen e a Sputinik V, que ainda não estão autorizadas.
“Estamos correndo atrás de cinco vacinas e já temos contato com os respectivos laboratórios. Se esses laboratórios fornecerem para estados e municípios, a vacina vai chegar para Minas Gerais. Comparar vacina em uma pandemia é mais do que esperado, tem gente se aproveitando disso, dizendo ‘eu comprei’ como se fosse um bilhete premiado de loteria. Estamos comprando, fazendo o que é necessário.”
“O povo mineiro pode ter certeza que ele terá a vacina junto ou adiante de outros estados ou cidades, porque esses laboratórios vão entregar simultaneamente assim que houver essa disponibilidade. O povo mineiro pode dormir tranquilo que não vai acontecer de amanhã estado A, B ou C receber vacina e Minas não. Tudo que está ao nosso alcance em relação a compra e fornecimento de vacinas está sendo feito. A vacina vai chegar”, completou.
Zema ressaltou que o processo de vacinação está avançando e que a imunização é a única solução para a doença. “O processo de vacinação está acontecendo, está acelerando, mais ainda é insuficiente. Nos meses de janeiro e fevereiro o Brasil aplicou 18 milhões de doses. Nesse mês de março, está previsto 28 milhões, já é um avanço. No mês de abril está previsto 40 milhões, outro avanço. Até que essa vacinação surta efeito, temos que preservar a vida.”