Coperlidere
RR MÍDIA 3
Saiba como tratar

Especialista alerta para queda de cabelos após infecção pelo novo coronavírus

Relato de queda de cabelo depois de ter vencido a covid-19 tem se tornado comum entre homens e mulheres que tiveram a doença

17/03/2021 14h02
Por:

Por Itasat

A professora Bárbara Cipriano, de 28 anos, teve covid-19 e, depois de meses, percebeu que o cabelo estava caindo mais do que o normal. “Meu cabelo começou a cair uns dois meses depois que eu tinha tido covid. Fique desesperada, procurei minha médica que orientou ser normal por causa da infecção causada pelo vírus”, conta. 

O relato de queda de cabelo depois de ter vencido a covid-19 tem se tornado comum entre homens e mulheres que tiveram a doença. De acordo com Lucas Miranda, médico dermatologista e tricologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, assim como outras infecções que geram um estresse grande no organismo, o covid-19 faz com que os fios de cabelo, que normalmente entram em fase de repouso de crescimento de forma aleatória, comecem a entrar nessa fase ao mesmo tempo, aumentando a queda.

“As causas da queda por coronavirus ainda não são muito claras, mas elas estão associadas a duas formas de queda: a primeira é caracterizada pelo aumento da queda diária de fios de cabelo. A segunda é alopecia areata que é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune. Alguns fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro”, explica. 

O especialista ainda explica que existem estudos sugerindo que o coronavírus faz parte do grupo de doenças que podem estar ligadas à queda capilar acentuada, mas, ao mesmo tempo, o vírus é relativamente novo e ainda existem muitas dúvidas sobre as causas e os mecanismos envolvidos.  Por isso a importância do paciente, que está sentindo essa queda capilar aumentada após a infecção, procurar um dermatologista qualificado. 

Tratamentos

Segundo o dermatologista, os tratamentos para a queda de cabelo pós-evento estressante severo ou por covid-19 "tendem a ser os mesmos já usados nos consultórios dermatológicos, mas, cada caso deve ser visto de forma individualizada para que a resposta seja efetiva".

Atualmente, de acordo com o especialista, existem vários procedimentos inovadores que conseguem entregar alta eficácia, mas o diagnóstico é fundamental para conseguir os melhores resultados.

Veja algumas das opções:

- Tratamentos com minoxidil ou loções capilares.  

- Para aqueles tiveram muita perda de peso ou estejam com deficiência de ferro, é importante que mantenham uma boa alimentação.

- Infusões medicamentosas como o MMP – Microinfusão de Medicamentos na Pele – na qual um aparelho eletrônico que dispõe de várias agulhinhas retrateis iria infundindo medicamentos em todo o couro cabeludo.

- Terapia capilar com laser de baixa fluência – seu mecanismo funciona a partir da fotobioestimulação. A luz do laser penetra no local aplicado, atinge as células e estimula seu crescimento.