Por Itasat
Os criadores de uma das vacinas mais inovadoras contra a covid-19 foram condecorados nesta sexta-feira (19), com uma das principais distinções da Alemanha.
Özlem Türeci e Ugur Sahin, fundadores do laboratório Biontech, receberam das mãos do presidente da República, Frank-Walter Steinmeier, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito por sua "proeza científica" ao desenvolver uma vacina em tempo recorde.
A cerimônia ocorreu no Palácio de Bellevue, em Berlim, e também teve a presença da chanceler Angela Merkel. "Desde janeiro [de 2020], vocês e seus colegas trabalharam dia e noite, em um momento em que muitas pessoas na Alemanha ainda apertavam as mãos, se abraçavam e viviam de forma descuidada", disse Steinmeier.
Entenda
A vacina Comirnaty, feita em parceria com a gigante farmacêutica Pfizer, utiliza a inovadora tecnologia do RNA mensageiro (mRNA), sequência genética sintética que codifica a proteína spike, espécie de "casca de espinhos" utilizada pelo coronavírus Sars-CoV-2 para atacar as células humanas.
O imunizante ficou pronto em menos de um ano, e é a primeira vez na história que uma vacina de mRNA é usada em larga escala. "Foi uma descoberta revolucionária que salvou vidas, protegeu os meios de subsistência e garantiu nossa sobrevivência social, econômica e cultural", acrescentou o presidente alemão.
Até pouco tempo atrás, a Biontech era uma pequena startup fundada em 2008 por um casal de universitários alemães de origem turca, Türeci e Sahin. A primeira é diretora médica do laboratório, enquanto o segundo exerce o cargo de CEO. Hoje a empresa tem mais de 2 mil funcionários e vale mais de 1 bilhão de euros.