Coperlidere
RR MÍDIA 3
atuação social

Assistência Social discute ações de captação de recursos para projetos sociais via IRPF 2021

Uma ação conjunta entre instituições tem como objetivo incentivar que pessoas físicas doem parte do Imposto de Renda para fundos de grande atuação social

24/03/2021 15h38
Por:

Por Ascom Prefeitura

Reunião foi realizada por videoconferência para atender critérios de segurança da pandemia

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e o Conselho  Municipal da Pessoa Idosa realizaram, no último dia 16, uma reunião virtual para definir ações de captação de recursos, via Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), para o Fundo Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente e o Fundo Municipal da Pessoa Idosa do Município, com representantes da agência da Receita Federal de Sete Lagoas.

A agência da Receita Federal na cidade foi representada pelo agente Paulo Silva, que apresentou os números de destinações realizadas em 2020 e destacou o enorme potencial que Sete Lagoas tem em valores, que poderiam chegar a R$ 7 milhões. “Nossa agência realiza várias ações para fomentar esta captação, como o envio de mensagens para escritórios de contabilidade da região, vereadores e Associação Comercial e Industrial”, explicou. 

A diretora de Planejamento e Gestão da Central dos Conselhos de Políticas Sociais, Bruna Campos, alertou que, em 2020, vários projetos ligados aos fundos municipais foram impedidos de ter sequência ou foram readequados devido à pandemia da Covid-19. Já Sabrina Dias Simões Abreu, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), destacou que o melhor meio de chegar aos contribuintes para a captação desse recurso permitido por lei é mesmo por meio dos contabilistas. Na reunião, ficou definido que no fim deste mês outra mensagem será enviada aos escritórios de contabilidade detalhando a importância da Campanha de Destinação do IRPF 2021.

Participaram também da reunião Delma Aparecida Salles Pereira, Superintendente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); José Antônio da Costa, presidente do Conselho Municipal do Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI); Lina Noronha Leal, secretária executiva do Conselho Municipal do Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI); Warley Dias de Paula, diretor Contábil, Financeiro e Orçamentário; Rafael Luiz da Silva, advogado da Central dos Conselhos; e Gabriela Ribeiro, assistente social da Central dos Conselhos.