Por Itasat
América e Atlético, dupla que representa Minas Gerais na Série A do Campeonato Brasileiro, fazem parte dos 11 clubes integrantes do torneio que votaram a favor da medida que limita a troca de técnicos dentro da competição. A informação foi inicialmente divulgada pelo portal ge.com e confirmada pela Itatiaia.
Agora, como votado dentro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cada clube só poderá demitir um treinador, e cada técnico só poderá pedir demissão e assumir outro time participante do campeonato uma vez.
Caso alguma equipe demita o técnico pela segunda vez, ela só poderá efetivar outro profissional se este já for funcionário do clube, com, no mínimo, seis meses de casa.
A proposta, cuja outros nove clubes da elite se opuseram, foi apresentada pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, que já havia tentado implantar a medida anteriormente.
Procurado pela reportagem da Itatiaia para justificar o voto favorável, o presidente do América, Alencar da Silveira Junior, disse que o Coelho vota pela "modernidade".
"Entendo que o América não é um clube que troca vários treinadores. Nos últimos três anos, tivemos quatro ou cinco. E acompanhamos também essa modernidade. Acho que a CBF está se modernizando, o futebol tem que modernizar e, por isso mesmo, o voto favorável", explicou.
Já Sérgio Coelho, presidente do Galo, ressaltou o prejuízo financeiro que as constantes trocas de técnico causam aos clubes.
"A troca constante de treinador é prejudicial para o clube em alguns aspectos, inclusive financeiro. Nessa situação de troca, existem, no mercado, treinadores que estão ganhando quatro, cinco salários de times que os dispensaram. Isso tem sobrecarregado financeiramente muitos clubes”, disse o mandatário em entrevista à rádio 98fm.
Confira abaixo, segundo o ge.com, como votaram os outros 18 clubes da Série A:
Contra a limitação de trocas:
- Athletico-PR
- Atlético-GO
- Bahia
- Ceará
- Cuiabá
- Grêmio
- Flamengo
- Fortaleza
- Juventude
A favor da limitação de trocas:
- Bragantino
- Chapecoense
- Corinthians
- Fluminense
- Internacional
- Palmeiras
- São Paulo
- Santos
- Sport