Por Itasat
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu nesta sexta-feira (26), um novo pedido de uso emergencial para a vacina Sputnik V. Dezenas de cidades mineiras já informaram que desejam adquirir o imunizante. Apenas Belo Horizonte, segundo o prefeito Alexandre Kalil (PSD), quer comprar 4 milhões de doses.
O pedido foi protocolado pelo laboratório União Química, que representa o Fundo Russo responsável pelo imunizante. Uma solicitação anterior havia sido apresentada em janeiro, estava pendente e será cancelada.
Para aprovação, a Anvisa analisará dados brutos dos testes da vacina.
De acordo com a Cônsul Honorária da Federação da Rússia em Minas, e Vice-Presidente regional da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Carolina Bernades Machado, a expectativa é de que as doses cheguem ainda neste primeiro semestre de 2021.
"O consulado está recebendo e organizando todas as demandas para dar celeridade e confiabilidade a todo o processo. Em Belo Horizonte já temos os primeiros documentos e o processo está seguindo da forma mais célere possível. O tempo para chegada das doses depende de questões logísticas e da produção delas na Rússia, mas a expectativa é que aconteça ainda primeiro semestre", explicou.