Por Itasat
O estoque de medicamentos para intubação na Santa Casa de Belo Horizonte é suficiente para poucos dias, segundo o diretor de Assistência à Saúde do hospital, Guilherme Riccio. A demanda cresceu nas últimas semanas, devido ao aumento de casos de covid-19.
“A situação de estoque na Santa Casa é crítica. Nós temos estoque até para o começo da semana que vem. A partir daí, vamos atravessar um enorme problema ou um enorme momento de incerteza”, afirmou.
Ele disse que tem recorrido ao poder público para pedir ajuda, pois esses produtos estão em falta para venda. “O mercado de fornecimento usual desses medicamentos está colapsado, você já não consegue comprar. Mesmo que você queira comprar à vista, você não encontra, e quando encontra os preços são extorsivos. Aproveitadores estão neste cenário”, relatou. “Estamos buscando todos os parceiros que possam resolver esse problema para nós.”
Segundo o diretor, a demanda por internação de pacientes com coronavírus em UTIs tem sido “gigantesca” na unidade. “A gente está vivendo um momento que eu considero o pior momento da pandemia, e isso tem acontecido já há vários dias”, declarou.