Por Itasat
As microrregiões João Pinheiro, Unaí, São Sebastião do Paraíso e Guaxupé de Minas Gerais vão poder passar da Onda Roxa, a mais rigorosa do Programa Minas Consciente, para a Onda Vermelha, a partir da próxima segunda-feira (12). O avanço foi autorizado Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), após reunião nessa sexta-feira (9).
No encontro, a pasta decidiu manter a decisão de avançar a macrorregião de Saúde Triângulo do Sul e as microrregiões de São Gotardo, Montes Claros/Bocaiúva/Francisco Sá/Coração de Jesus e Taiobeiras para a Onda Vermelha do plano Minas Consciente.
A Secretaria de Saúde informa que a medida foi tomada ‘após avaliação de que os indicadores, como taxa de incidência da covid-19 e ocupação de leitos, apresentaram melhora sustentada nas localidades’.
As demais regiões do estado devem seguir, até o dia 18 deste mês, as medidas decretadas na semana passada. Triângulo do Norte permanece na Onda Vermelha e as outras 12, na Roxa.
Na última quarta-feira (7), o Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado, indicou o avanço da macrorregião Triângulo do Sul e de três microrregiões, mas a Secretaria de Saúde monitorou a situação para garantir que o cenário positivo se manteria favorável, possibilitando a abertura segura de mais atividades nos municípios.
A Secretaria de Saúde continuará acompanhando os dados para regressão à onda roxa de forma imediata, em caso de necessidade.
Onda Vermelha
A Onda Vermelha permite o funcionamento de todas as atividades, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas.