Por Itasat
A chegada do outono e do inverno provoca aumento dos casos de doenças causadas por vírus respiratórios, como resfriados, gripe — para a qual teve início, nesta segunda-feira (12), a campanha nacional de imunização. O pacote soma-se ao período de pandemia de covid-19, doença que possui sintomas semelhantes e até iguais em alguns casos, como febre, coriza, tosse, entre outros.
O infectologista Edilson Correa explica que falta de ar é uma das particularidades da covid-19 em relação aos demais vírus respiratórios. “Qualquer sensação de dificuldade respiratória, associada a outros sintomas comuns das doenças virais, a pessoa deve procurar o atendimento médico o mais rápido possível”, pontua.
O médico também se diz preocupado com a sobrecarga dos atendimentos de saúde com o incremento dos casos de outros vírus respiratórios além da covid-19. “Pode ser uma coisa ainda mais complicada do que a situação que estamos vivendo”, alega.
Vacinação demorada
Para o especialista, a campanha de vacinação contra a influenza, iniciada nesta segunda-feira, já deveria estar sendo feita. “A gente já deveria ter começado. Fico muito preocupado porque parece que o programa nacional de imunização vem sofrendo com falta de comando no Ministério da Saúde. Meu receio é que isso repercuta na vacinação da Influenza também”, diz.