Tornar-se um jogador de futebol profissional é uma caminhada que deve começar cedo. Desde pequeno o futuro atleta precisa entender que a modalidade, atualmente, demanda de jogadores preparados para atuar com o maior nível de excelência possível.
Assim é a história do zagueiro Rafael de Sete Lagoas. Ele começou cedo, foi treinado por Luciano Souza, nas categorias de base do América do Papa Vento. Porém, até chegar a assinar seu primeiro contrato profissional, o jogador canhoto, pensou em desistir da carreira.
Então Luciano, passa a ser um dos responsáveis pela trajetória de Rafael. Nossa reportagem conversou com o treinador.
"Rafael tinha desistido de jogar futebol aos 15 anos de idade ao ser dispensando pelo Atlético, esse menino estava desmotivado e não queria mais jogar bola", disse Luciano.
Primeiro contrato
Durante uma competição a nível nacional, Rafael se destaca e desperta interesse da Ponte Preta.
Continua Luciano: "Sabendo do seu potencial, iniciei umas conversa frequente com ele pra voltar a treinar, já que naquele momento o América iria participar de duas competições e eu estava precisando dele, o garoto ouviu e voltou a treinar, ganhou destaque nessas duas competições onde, como sempre o América chega em finais. Até que Paulinho Guará pediu ele pra jogar uma Copa Dadazinho pelo Bela Vista e nessa copa a Ponte se manifestou interesse nesse atleta. Hoje está aí, seu primeiro contrato profissional". finaliza Luciano.
Ponte Preta
A Associação Atlética Ponte Preta é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo. Foi fundada em 11 de agosto de 1900 por um grupo de estudantes e suas cores são preto e branco.
A Ponte está na segunda divisão do futebol brasileiro e na primeira de São Paulo.