Sicoob
Ramses
RR MÍDIA 3
Gráfica
Loc moral
Ótica santa luzia
Rodas
Forte vidros
Loc moral 3
Pontual
Optima seguros
Chama!!!
Giro Luvas
Ótima
RR 2023 02
Patente
Breno
Quality
Atualização

Jacarezinho, no RJ, tem pelo menos 15 mortos em operação com intenso tiroteio

Entre os mortos está um policial civil

06/05/2021 12h45
Por:

Por Itasat

Pelo menos 15 pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas após intenso tiroteio na manhã desta quinta-feira na favela do Jacarezinho, na zona Norte do Rio de Janeiro. Entre os mortos está um policial civil. Dos quatro feridos, dois são policiais e outros dois são passageiros de trens que circulavam na região e foram atingidos acidentalmente. 

Nas redes sociais, moradores afirmam que não conseguiram sair de casa desde o início do dia. Imagens de helicóptero mostram polícias e traficantes armados circulando pela região.

A operação começou com o trabalho de combate à exploração de crianças feito pela Polícia Civil do Rio. Mas, ao chegar na favela do Jacarezinho, os policiais foram surpreendidos com uma operação de guerra montada pelos traficantes, que esperavam por eles. A polícia investiga o vazamento prévio da ação.

Segundo o MetrôRio, os passageiros foram atingidos “após o vidro de uma das composições aparentemente ser atingido por projétil vindo da área externa”. A empresa informou que a Linha 2 chegou a ter a operação interrompida, “devido a um intenso tiroteio na região”, mas já voltou a funcionar.

Os passageiros foram imediatamente atendidos pelas equipes da estação e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. Um deles foi atingido de raspão no braço e levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar. O outro, ferido por estilhaços de vidro, foi levado para o Hospital Municipal Salgado Filho.

Ainda não se sabe se traficantes que fugiam dos policiais entraram nos vagões e acabaram sendo acertados pelos disparos.

Operação

A operação desta quinta-feira é coordenada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), com o apoio do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

Segundo a corporação, a DPCA recebeu denúncias de que traficantes vêm aliciando crianças e adolescentes para integrar a facção que domina o território. “Esses criminosos exploram práticas como o tráfico de drogas, roubo de cargas, roubos a transeuntes, homicídios e sequestros de trens da Supervia, entre outros crimes praticados na região”.

O setor de inteligência da polícia identificou 21 integrantes do grupo, sendo possível “caracterizar a associação dessas pessoas com a organização criminosa que domina a região, onde foi montada uma estrutura típica de guerra provida de centenas de 'soldados' munidos com fuzis, pistolas, granadas, coletes balísticos, roupas camufladas e todo tipo de acessórios militares”.

De acordo com a Polícia Civil, a região do Jacarezinho é um dos quartéis-generais da facção Comando Vermelho na zona norte e abriga “quantidade relevante de armamentos” protegidos por barricadas e táticas de guerrilha adotadas pelo grupo criminoso.