Por Itasat
Com a eliminação nas semifinais do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro viu um “buraco se abrir” no calendário do clube na sequência do ano. O time, que ganhou dois dias de descanso e voltará a treinar na quarta-feira (12), terá duas semanas e meia de preparação antes do início da Série B do Brasileirão. Este é o terceiro período, desde o começo da temporada da equipe, em que a Raposa ficará sem disputar nenhum jogo por mais de uma semana.
Desde 15 de fevereiro, quando o grupo se reapresentou na Toca II para o início da temporada, o técnico Felipe Conceição atingirá 39 ou 40 dias – depende da data de estreia na Série B – sem partidas no intervalo superior a uma semana para treinar a equipe.
O atual período de preparação – 17 ou 18 dias – será o maior que Felipe Conceição terá para corrigir os erros do time do Cruzeiro visando à estreia na Série B do Campeonato Brasileiro, que ainda não tem data, mas deve ser entre 28 e 29 de maio contra o Confiança, fora de casa.
Nem mesmo no início da temporada, o treinador teve tanto tempo para treinar o time. Isso porque, após o fim da Série B 2020, no dia 30 de janeiro, a diretoria deu férias aos jogadores, que se reapresentaram na Toca II no dia 15 de fevereiro. Recém-contratado na época, Felipe Conceição teve apenas 12 dias para preparar a equipe visando à estreia no Campeonato Mineiro contra o Uberlândia, dia 27.
Já durante o Mineiro, o Cruzeiro “ganhou” mais dez dias de preparação. Entre 22 e 31 de março, o campeonato foi paralisado devido à implantação da Onda Roxa em Minas pelo governo estadual. O motivo foi o aumento das restrições de circulação de pessoas em todas as cidades mineiras por conta do avanço dos casos da covid-19.
Inclusive, a última pausa fez bem para o Cruzeiro, que voltou emendando uma sequência de cinco jogos sem perder, sendo um empate e quatro vitórias consecutivas.
Resta saber se Felipe Conceição conseguirá repetir o trabalho nesta intertemporada para a nova sequência que virá, com o início da Série B, no fim de maio, e os dois jogos contra a Juazeirense, no início de junho, pela terceira fase da Copa do Brasil.
Confira os períodos que o Cruzeiro teve e terá na temporada para treinar:
12 dias – de 15 a 26 de fevereiro (entre o retorno das férias após o fim da Série B 2020 e o início do Campeonato Mineiro 2021)
10 dias – (paralisação do Campeonato Mineiro devido à implantação da Onda Roxa, que aumentou as restrições de circulação de pessoas em todas as cidades mineiras por conta do avanço dos casos da covid-19)
17 ou 18 dias – 12 de maio a 28 ou 29 de maio (entre a eliminação nas semifinais do Mineiro e o início da Série B)
TOTAL: serão 39 ou 40 dias de preparação juntando os três períodos sem jogos por mais de uma semana.