Por Ascom Prefeitura
A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo - mantém à disposição do cidadão vários pontos para recolhimento de resíduos (bota-foras). Quatro pontos fixos e caçambas distribuídas em locais estratégicos de grande demanda formam esta estrutura.
Os Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (PEVs) foram construídos nos bairros Orozimbo Macedo (av. Norte Sul com rua Belmiro Ramos de Abreu), Nova Cidade (av. Suíça com av. Prefeito Alberto Moura), CDI II (rua Irmã Flávia, ao lado do Horto Municipal, bairro CDI) e Verde Vale (av. Dr. Milton Moreira Avelar, av. Galdino Rodrigues de Paula, bairro Verde Vale).
Podem ser recolhidos nos PEVs: resíduos de construção, metais, galhos de podas de árvores e jardins, madeiras, móveis velhos, vidros, isopor e gesso. As restrições são para amianto, animais mortos, pilhas e baterias, lixo orgânico, lâmpadas fluorescentes e óleos lubrificantes. “São estruturas planejadas para evitar que entulhos e outros tipos de lixo transformem áreas públicas ou até mesmo vias de grande tráfego em bota-fora”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edmundo Diniz Alves. Os pontos são mantidos com recursos próprios da Prefeitura de Sete Lagoas.
CAÇAMBAS
Outra alternativa da Prefeitura para evitar o descarte incorreto de resíduos é a disponibilização de caçambas estacionárias em vários pontos. “Além disso, a administração contrata por meio de licitação uma máquina e um caminhão que são utilizados na limpeza de locais de destinação clandestina de resíduos”, diz Edmundo Diniz.
As caçambas são colocadas nos seguintes locais: rua Oscar Padilha com rua Belmiro Ramos de Abreu (Verde Vale), rua Hélio de Morais no cruzamento com a rua N (Dona Silvia), Grotão do Canaan (rua Cel. José Pereira da Rocha, Santa Helena) e horta comunitária do Nova Cidade (av. Prefeito Alberto Moura, nºs 960 e 1160).