Por Itasat
O Atlético conseguiu junto à Conmebol retirar o desfalque do volante Allan para o primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores. Isso porque o camisa 29 do Galo recebeu o terceiro cartão amarelo na goleada por 4 a 0 sobre o Deportivo La Guaira-VEN, nessa terça-feira, no Mineirão, pela última rodada da fase de grupos.
No entanto, o volante do Galo levou o amarelo por engano. Em lance aos 22 minutos do segundo tempo, Kendrys Silva caiu após ser derrubado pelo lateral-esquerdo Guilherme Arana. Allan estava logo atrás do jogador adversário. O árbitro argentino Nicolas Lamolina veio na direção do camisa 29 e o advertiu com o cartão.
Sabendo que estava pendurado e que não poderia levar amarelo, Allan se desesperou e argumentou com o árbitro dizendo que não foi ele quem cometeu a falta. No entanto, o dono do apito não quis saber e manteve o cartão.
No entanto, amparado pelo regulamento da competição, apuramos que o Atlético entrou com recurso na Conmebol para solicitar a anulação do cartão e teve o pedido acatado.
De acordo com o artigo 23 do regulamento da Libertadores, as decisões tomadas dentro de campo não podem ser modificadas, com exceção aos casos de erros de identificação dos atletas, o que corresponde justamente à expulsão de Allan.
Os duelos das oitavas de final estão agendados para as semanas dos dias 14 de julho (ida) e 21 de julho (volta). O sorteio dos confrontos será realizado pela Conmebol no dia 1º de junho (terça-feira da próxima semana).