RR MÍDIA 3
Coperlidere
Resposta imune

Gestantes do Hospital das Clínicas em BH participam de pesquisa com a Pfizer

Filhos também serão monitorados até 1 ano após o nascimento

27/05/2021 11h07
Por:

Por Itasat

Começará nos próximos dias os estudos no Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com gestantes vacinadas com Pfizer. O objetivo é verificar a proteção gerada às mulheres e às crianças pelo imunizante, conforme explica o professor Jorge Andrade Pinto, chefe do departamento de imunologia.

"Trata-se de um estudo internacional, com vários países envolvidos. No Brasil são quatro centros em que será testada a vacina contra a covid-19 em duas doses em gestantes com idade gestacional entre 24 e 34 semanas", explica.

Segundo Jorge Andrade, serão selecionadas mulheres em “gestação simples, previamente saudáveis”, que atualmente não são contempladas no programa de imunização que está em vigor na capital mineira. Apenas gestantes com comorbidades são vacinadas. 

As participantes serão seguidas até seis meses após o parto. Serão feitas visitas ao longo do pré-natal, no momento do parto e seis meses após o nascimento da criança. Os filhos serão seguidos até completarem 1 ano.

"É um estudo com uma vacina já testada que demonstrou ser segura e eficaz em grávidas. Mas é necessário buscar mais informações sobre a duração da resposta imunológica da proteção da mãe e, eventualmente, do bebê", completa o professor.

Serão convidadas a participarem do estudo gestantes que já fazem acompanhamento no Hospital das Clínicas em Belo Horizonte. Portanto, não haverá recrutamento de voluntários.