Por Itasat
A Câmara de Vereadores de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, aprovou, por unanimidade, nessa terça-feira (1º), abertura de processo de cassação contra o vereador Tiago Tito (PSD). Juliana Sales, Danúbio Machado e Viviane Matos são as parlamentares que vão compor a comissão processante.
O pedido de cassação é do advogado Mariel Marra, famoso por apresentar pedidos de cassação em diversas câmaras legislativas de Minas Gerais.
Tiago Tito e o chefe de gabinete foram presos no início de maio suspeitos de ameaçarem uma funcionária após ela se negar a participar de um esquema de “rachadinha” — quando um parlamentar monta um esquema em que funcionários do gabinete são obrigados a devolver parte do salário recebido todo mês. A funcionária em questão chegou a ter o carro incendiado.
O esquema foi exposto em operação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público. O vereador Thiago Tito, que segue preso, nega o esquema.
A comissão processante formada na Câmara de Vereadores de Nova Lima vai apresentar parecer nas próximas semanas recomendando a cassação do mandato do parlamentar ou pedindo o arquivamento do processo.