Por Itasat
A defesa do Atlético passou ilesa em mais uma partida na temporada 2021 ao vencer o São Paulo por 1 a 0, no Mineirão, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Após críticas em 2020 ao sistema defensivo, que sofria muitos gols com Jorge Sampaoli, o técnico Cuca vem conseguindo corrigir o problema.
Dos 26 jogos na temporada, o time alvinegro ficou 14 sem levar gol. Fazendo um recorte dos últimos nove duelos, o Galo foi vazado apenas duas vezes: na vitória por 2 a 1 sobre o Remo, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, e na derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, na estreia no Brasileirão, ambos no Mineirão.
“Você não toma gol por causa da defesa, mas por causa do conjunto. Tenho ainda na minha cabeça o gol que tomamos do Tombense (no confronto de volta das semifinais do Campeonato Mineiro), era uma bola nossa e levamos o gol no contra-ataque. Os dois gols que tomamos do Fortaleza, porque eram duas bolas nossas e levamos o mesmo contra-ataque. E o gol que tomamos do América de Cali lá em Barranquilla (pela Copa Libertadores). Era uma bola nossa também e levamos quase o mesmo contra-ataque”, ressaltou Cuca.
Cuca explicou o que fez para dar maior consistência à defesa nas últimas partidas. “Estamos conseguindo corrigir isso com cobertura e não expondo a zaga. Geralmente, os atacantes vão ser mais velozes do que os zagueiros, isso é mundial. Então, não se pode jogar na corrida contra eles, tem que se posicionar melhor. Isso nós temos feito com maestria, tanto o Gabriel, quanto o Réver e o Igor (Rabello), quem tem entrado, já que o Alonso está servindo a seleção (paraguaia)”, disse.
Temendo perder algum dos zagueiros na janela de transferências deste meio de ano, Cuca torce para que o Atlético consiga manter todos no elenco. “Estamos muito satisfeitos com eles, tomara que a gente tenha essa continuidade com eles, pois são jogadores muito importantes”, finalizou.