Por Itasat
A expectativa da chegada da vacina da Janssen ao Brasil nesta quarta-feira (16), ainda não tem confirmação oficial. Serão três milhões de doses nesta semana, segundo o Ministério da Saúde, que ainda não confirmou a remessa.
A vacina chegaria nesta terça-feira, mas houve um anúncio de adiamento, que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, atribuiu à logística dos voos e depois afirmou esperar que a vacina desembarcasse na quarta.
Já foi dito ainda que as remessas dos Estados Unidos chegarão em três lotes, mas o Ministério da Saúde ainda não confirmou. O anúncio feito ontem pela pasta é que o Brasil vai receber, na próxima semana, mais vacinas pelo consórcio Covax Facility.
Serão entregues 842 mil doses da Pfizer, cumprindo a previsão de chegada dessa remessa para junho à São Paulo. Esse é o primeiro lote da farmacêutica que chega ao país vindo da aliança liderada pela Organização Mundial da Saúde.
Também chega hoje mais um lote da Pfizer ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Serão 530 mil doses, num voo que chegará por volta de 20h.
Na quarta e quinta (17), estão previstos mais dois lotes da Pfizer, com 936 mil doses cada, no mesmo aeroporto. Quanto à CoronaVac, a previsão também é de nova remessa amanhã do Butantan ao Ministério da Saúde para entrega aos Estados.