RR MÍDIA 3
Coperlidere
Expectativa

Atrás de outros estados, Minas quer vacinar todos os adultos contra a covid-19 antes de outubro

Secretário de Estado de Saúde conta com a chegada de 65 milhões de doses de vacinas no país em agosto

22/06/2021 11h04
Por:

Por Itasat

Minas Gerais recebeu, nesta segunda-feira, 862 mil doses da vacina da AstraZeneca e, até o final de semana, deve receber mais remessas da Pfizer e da CoronaVac. A expectativa é que o calendário de vacinação, que prevê que todos os mineiros adultos estejam vacinados contra a covid-19 com a primeira dose até outubro seja antecipado.

No entanto, tudo vai depender do envio de doses pelo Ministério da Saúde, segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

“Agosto é um mês de expectativa de mais de 65 milhões de doses para o país. Então, caso isso aconteça, poderemos adiantar. A gente vem cumprindo o calendário conforme a expectativa. Utilizamos o dado técnico, que é o número de doses a serem entregues. Caso adiantem essas doses para nós, conseguiremos terminar vacinação dos adultos até antes de outubro”, afirmou.

Nesta segunda, o secretário anunciou que, até novembro, o Programa de Aperfeiçoamento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS (PRO-HOSP) será substituído pelo Valora Minas, que vai distribuir recursos para hospitais, de acordo com a qualidade do serviço.

“É mais de R$ 1 bilhão. Ele financia os procedimentos, as cirurgias, os exames. Os hospitais serão divididos em referências microrregionais, macrorregionais e estaduais. Além disso, vamos redirecionar outros hospitais, que hoje são ociosos, e esses hospitais vão participar da linha de cuidado dos hospitais de alta complexidade. Então eles serão melhor utilizados e serão financiados”, disse.

“A gente sabe que o grande problema de manter hospital hoje é o custeio, que é muito elevado. E a gente, então, faz esses incentivos financeiros para que eles sejam sustentáveis e participem do atendimento do paciente”, finalizou.