RR MÍDIA 3
Coperlidere
diz secretário

Minas espera receber nesta quarta-feira doses da vacina da Janssen contra a covid-19, diz secretário de Saúde

Ministério da Saúde, no entanto, ainda não confirmou envio para amanhã, nem a quantidade de imunizantes

23/06/2021 10h39
Por:

Por Itasat

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou, em entrevista coletiva, que Minas Gerais deve receber, nesta quarta-feira (23), um lote de vacinas da Janssen contra a covid-19. Na manhã desta terça um lote com 1,5 milhão unidades do imunizante chegou ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

A é expectativa é que Minas Gerais receba 10% das vacinas deste primeiro lote, o que daria algo em torno de 150 mil unidades. A vacina da Janssen é aplicada em dose única e garante a imunidade de 15 a 21 dias após sua aplicação.

Segundo o secretário, todos os municípios mineiros receberão doses da vacina, que teve sua data de validade prorrogada. “Com o aumento da validade em mais 45 dias, o estado está seguro da distribuição para todos os municípios mineiros, uma vez que a gente faz distribuição quase que imediata e os municípios estão sendo orientados, treinados e acompanhados para que consigam também vacinar de forma quase que imediata”, disse o secretário.

Durante a entrevista coletiva, o secretário também demonstrou preocupação com o aumento no número de casos da covid-19 nas últimas semanas. Entretanto, segundo ele, a demanda de leitos de UTI caiu, fato atribuído pela secretaria ao êxito da vacinação em Minas Gerais.

“Eram 169 pacientes aguardando leitos de terapia intensiva há uma semana e hoje são 134. Ou seja, a pressão por leitos diminuiu de uma semana para cá. Isso é um bom indicador porque, apesar de a gente ter um aumento de casos no estado, o aumento de pacientes aguardando leitos não é proporcional. Isso nos faz pensar que a vacinação vem aumentando a imunização da população em geral”, afirmou.

Até o momento, o estado vacinou mais de 6,4 milhões pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Existe a expectativa para que, na próxima semana, o estado receba mais 800 mil doses de vacinas variadas contra a doença.

Envio não confirmado

Depois que for feita a verificação de toda a carga, as vacinas da Janssen que chegaram hoje ao Brasil seguem para os estados, segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que esteve na chegada do voo com o primeiro lote.

As vacinas foram levadas para o centro de distribuição do ministério, em Guarulhos, onde seria feita a verificação de todo o estoque. No entanto, o Ministério da Saúde ainda não tem confirmação se os imunizantes já estão sendo enviados aos estados ou se as remessas serão feitas a partir de amanhã.

A assessoria informou que as informações virão mais tarde e que elabora a pauta do ministério. Não foi informado também a quantidade de doses para os estados. O lote que chegou hoje corresponde à metade do anunciado anteriormente, de 3 milhões, e faz parte de um contrato de 34 milhões de doses assinado com a farmacêutica para entrega ao Brasil até o fim deste ano.