Giro Luvas
Ramses
Chama!!!
Loc moral
Ótima
Gráfica
Quality
RR 2023 02
Optima seguros
Loc moral 3
RR MÍDIA 3
Forte vidros
Patente
Ótica santa luzia
Sicoob
Breno
Rodas
Pontual
Educação

Redes sociais e tecnologia a favor do aprendizado

Estudantes do Ensino Médio disponibilizam conteúdo gratuito de Língua Portuguesa nas redes sociais

24/06/2021 16h01Atualizado há 3 anos
Por: Redação

 

Por Gerlice Rosa

Com regras gramaticais cansativas, o ensino de Língua Portuguesa pode ficar desinteressante e, muitas vezes, distante da realidade dos alunos. Com o propósito de dinamizar as aulas e promover a autonomia aos estudantes, a professora de Língua Portuguesa, Gerlice Rosa-Viol, propôs aos alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Caetano a criação de um perfil no Instagram para compartilharem conteúdos específicos da matéria vista em sala de aula. Assim, surgiu o @portseguro. Com videoaulas, mapas mentais, dicas e questões, o conteúdo de Sintaxe aprendido em sala de aula é disponibilizado gratuitamente.

Além da conta no Instagram, a turma tem um canal no Youtube onde são postados, quinzenalmente, vídeos explicativos sobre a matéria. Divididos em cinco editorias, os estudantes elaboram todos os materiais, desde o roteiro, às edições de fotos e vídeos a serem postados. Com reuniões de pautas semanais, a turma aprova ou sugere mudanças nas propostas apresentadas pelos colegas. Assim foi desde a escolha do nome do perfil e da criação da marca. Para a aluna Eduarda Rode, que faz parte da editoria de Videoaula, a dedicação tem feito a diferença: “Descobri várias habilidades que não sabia que tinha e, por mais que exija tempo e muita dedicação, falto explodir de orgulho quando vejo o resultado do esforço da turma toda. Eu fico muito agradecida de ter o privilégio de estudar em uma escola como o Caetano, que tem profissionais incríveis como a professora Gerlice, que incentiva esse nosso lado produtivo e criativo”, relata.

Na rotina de sala de aula, o conteúdo é explicado pela professora e, posteriormente, os alunos precisam cumprir o cronograma e fazer as postagens nos dias pré-estabelecidos. Nessa sequência de atividades, a autonomia e a responsabilidade da turma são trabalhadas intensamente.  Para a supervisora pedagógica, Roberta Brandão, trata-se de uma boa estratégia, especialmente em tempos de ensino remoto. “A participação interativa dos alunos no ensino e aprendizagem por meio das redes sociais, embora em um ambiente virtual, trouxe um efeito de aproximação entre os grupos, um poder de comunicação e transmissão de conhecimento rápido e eficiente. Com   pesquisa, criatividade e   dedicação, as produções acadêmicas nesse espaço das “conexões”, estimulam também diferentes valores como   colaboração, responsabilidade e o crescimento pessoal”, pontua.

A prática semanal desenvolvida desde o início do ano tem gerado benefícios para a turma. Para a estudante Maria Eduarda Pimenta, a experiência tem sido de crescimento. “A responsabilidade de administrar as postagens e o conhecimento adquirido por meio delas é uma forma dinâmica de aprender o conteúdo e evoluir como estudante. As aulas de português passam a ser menos teóricas e, de maneira didática, temos acesso a informações que vão muito além do conteúdo geralmente dado em sala de aula. Abordamos temas como a história da linguagem, dicas para facilitar determinados tópicos e até mesmo literatura. Criamos responsabilidades por meio dos prazos estabelecidos e desenvolvemos a habilidade de trabalhar em grupo. Tenho amado fazer parte desse projeto”, declara Pimenta.

Os conteúdos postados pelos estudantes estão disponíveis no perfil @portseguro (https://www.instagram.com/portseguro/)  e as videoaulas disponibilizadas no canal do Youtube Português Seguro (https://www.youtube.com/channel/UC2D3yuxJwaoi_lQDXCtkixw).

O convite para visitar a página e acompanhar os conteúdos publicados não poderia ser de outra forma. A estudante Júlia Freitas Machado destaca o quanto o projeto em sala de aula contribui para uma perspectiva mais altruísta sobre a realidade. “Participar da conta no Instagram (@portseguro) é uma experiência gratificante que me ajuda, de modo significativo, na compreensão dos conteúdos dados em sala. Além disso, é importante ressaltar que a possibilidade de difundir meus conhecimentos e ajudar outras pessoas no aprendizado da Língua Portuguesa é algo extremamente encantador que me permite ajudar ao próximo e me prova que mesmo pequenas ações podem mudar a vida de alguém”. Acompanhe as produções feitas pelos alunos na rede social Instagram e no canal do Youtube. As dúvidas relacionadas ao conteúdo podem ser encaminhadas por meio das plataformas de interação disponibilizadas pelos referidos canais. Todo o trabalho é orientado e acompanhado pela professora da disciplina.