Coperlidere
RR MÍDIA 3
Vacinação

Prefeitura de Sete Lagoas já aplicou mais de 100 mil doses da vacina contra a Covid-19

O fluxo e vacinação contra a Covid em Sete Lagoas está funcionando muito bem

25/06/2021 08h34
Por:

Por Ascom Prefeitura

A Prefeitura de Sete Lagoas ultrapassou na quarta-feira, 23, a marca de 100 mil doses aplicadas da vacina contra a Covid-19. O total é 101.151 doses distribuídas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), sendo 73.829 vacinados com a 1ª dose e 27.322 pessoas que já receberam as duas doses, completando o ciclo vacinal. 

Para garantir a vazão imediata das doses enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuída pela Secretaria Estadual de Saúde, a SMS montou uma verdadeira força tarefa que pode contemplar públicos diferenciados em um único dia. Nesta quinta-feira, 24, por exemplo, foi realizado o “chamadão”, uma segunda oportunidade para grupos já contemplados em cronogramas anteriores. Isso inclui pessoas a partir de 55 anos, com deficiência e com comorbidades, além de trabalhadores da Saúde, da Educação, da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

A eficiência do cronograma em Sete Lagoas permitiu que vários grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) já tenham recebido, pelo menos, uma dose da vacina. “É uma operação muito bem-sucedida que coloca nossa cidade em um patamar diferenciado quanto à imunização. Agradeço, mais uma vez, aos profissionais envolvidos nesta campanha”, comentou o prefeito Duílio de Castro. 

A SMS procura sempre descentralizar os trabalhos colocando suas equipes em locais diferentes. A estratégia permite que o público definido para qualquer data tenha a opção se vacinar a pé ou sem descer do veículo, pelo sistema drive thru. “A ideia é fazer o trabalho fluir e, com o apoio de várias equipes, está tudo indo muito bem. Em apenas um dia conseguimos vacinar mais de 4.900 pessoas. Um recorde”, comemora Dr. Flávio Pimenta, secretária municipal de Saúde.

Mesmo com uma rotina pesada de trabalho, as equipes mantêm o bom nível diário de vacinação e o atendimento sempre cordial, mesmo diante de toda a pressão. Nesta quinta-feira, 24, data comemorativa de São João, um "arraiá" animou o ambiente no ginásio coberto Márcio Paulino. Mesmo sem a festa tradicional em espaços públicos e privados devido à pandemia, quem passou pelo local se emocionou com a oportunidade de receber o imunizante e ainda se divertiu com servidores e voluntários "a caratér".

BALANÇO

Até esta quarta-feira foram aplicadas 101.151 doses de vacina contra a Covid em Sete Lagoas, sendo 68.801 na 1ª dose (30,5% da população) e 27.322 de reforço (11,3% da população). Os contemplados com a 1ª dose foram: idosos (35.302), comorbidades (12.895), trabalhadores da saúde (9.362), adultos (9.552), trabalhadores da educação (3.924), forças de segurança (896), deficientes (718), gestantes e puérperas (913) e limpeza urbana (267). Já a 2ª dose: idosos (21.482), trabalhadores da saúde (5.713) e forças de segurança (127).

PRÓXIMAS ETAPAS

Nesta sexta-feira, 25, recebem a 1ª dose da vacina as pessoas a partir de 53 anos de idade, a pé, na quadra do Colégio Regina Pacis (Praça Tiradentes, 34, Centro). Em sistema drive-thru, nos estacionamentos do Unifemm (rua Pedra Grande) e da faculdade Atenas (Av. Pref. Alberto Moura, ao lado da Bombril), de 09h às 16h. Os documentos necessários são identidade com foto, cartão do SUS ou CPF e comprovante de endereço em nome da pessoa (aqueles que não têm o comprovante devem solicitar junto ao ESF mais próximo de casa). Acamados ou com dificuldade de locomoção devem solicitar a vacinação em domicílio ligando para o seu posto de saúde de referência.

Neste sábado, dia 26, será a vez de lactantes com bebês de até seis meses, grávidas e puérperas até 45 dias após o parto receberem a primeira dose do imunizante, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI) definido pelo Ministério da Saúde, no ginásio coberto Dr. Márcio Paulino (Praça da Feirinha), de 08h15 às 13h. Documentos necessários: identidade com foto, cartão do SUS ou CPF, comprovante de endereço em nome da pessoa. Lactantes devem apresentar ainda o documento de registro de alta hospitalar ou certidão de nascimento da criança. Já gestantes e puérperas devem apresentar também o comprovante da condição de gestante ou puérpera até 45 dias após o parto.

Também neste sábado se vacinam os profissionais do transporte coletivo urbano, rodoviário e escolar de Sete Lagoas. Lembrando que os motoristas particulares, taxistas, motoristas de aplicativo e motoboys não estão contemplados nesse grupo prioritário. A vacinação será no ginásio Vinício Dias Avelar, Av. José Sérvulo Soalheiro, 2.420, no bairro Nova Cidade, de 08h30 às 15h. Os documentos necessários são carteira de trabalho ou crachá funcional ou contracheque ou carteira de sócio em sindicato da categoria profissional, documento de identidade com foto, comprovante de endereço em nome da pessoa, cartão do SUS ou CPF.