RR MÍDIA 3
Coperlidere
Anticovid-19

Minas prevê receber 6,5 milhões de vacinas entre agosto e setembro, diz Baccheretti

Imunizantes possibilitarão a vacinação de todos os adultos mineiros com a primeira dose até outubro

28/06/2021 13h11
Por:

Por Itasat

O secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti, voltou a afirmar que todo o público-alvo (pessoas com 18 anos ou mais) de Minas estará vacinado contra a covid-19 até outubro, caso o Ministério da Saúde cumpra o cronograma de entrega de vacinas. 

"A expectativa é que Minas receba, apenas em agosto e setembro, 6,5 milhões de vacinas. O cálculo que a secretaria estadual de Saúde fez é com base nesta perspectiva. A partir dela, em outubro, todo adulto mineiro será vacinado com primeira dose. Obviamente, caso haja adiantamento da entrega, antecipamos para setembro", alegou. 

A declaração foi dada durante o Assembleia Fiscaliza, programa de prestação de contas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O secretário fez questão de ressaltar a eficácia das vacinas. De acordo com ele, os casos graves vem caindo à medida que maior parcela da população recebe o imunizante. 

"Estamos percebendo que, apesar da incidência alta, o número de pacientes graves não acompanha a tendência. Isso mostra a eficácia da vacina para casos graves. Hoje temos menos de 90 pacientes aguardando leitos. Com essa mesma incidência há dois, três meses, tínhamos mais de 800 pacientes aguardando vagas", exemplifica.

Ainda segundo o secretário, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) devem ter vacina própria para não depender exclusivamente de repasses do governo federal. 

"Temos previstos no acordo com a Vale um grande investimento na Funed, mais de R$ 150 milhões, para modernizar e fazer a nova unidade da Funed. Com a transferência de tecnologia, seremos independentes. Muito parecido com o que é a FioCruz [que produz a vacina AstraZeneca/Oxford] e o Instituto Butantan [que produz a Coronavac]. Mais um laboratório para o país desenvolver vacina", completa.